Reeducação AlimentarRelembre costumes. Reveja hábitos.
Readapte rotinas. Reeduque-se por você!

Use a barra de rolagem para navegar

Educação alimentar: o início

Naturalmente, ao longo da nossa vida (com ênfase nos primeiros anos dela), vamos descobrindo gostos, aprendendo e incorporando hábitos alimentares em nosso dia a dia. Hábitos esses (saudáveis ou não) que, muitas vezes, ficam presentes durante nossa vida toda. É comum encontrar pessoas que não ligam muito para a alimentação até que algum problema maior ocorra - como o colesterol, a hipertensão e o sobrepeso.

E então: eis a reeducação alimentar

Infelizmente, na maioria das vezes, a reeducação alimentar é incorporada à vida das pessoas após algum agravo na saúde. Com ela inicia-se um processo de aprendizagem e de mudança de comportamento por meio de orientações nutricionais, visando incorporar hábitos alimentares saudáveis na rotina da pessoa.

Diferente do que muitos imaginam, não é necessário trocar todas as comidas das quais se gosta para alimentar-se apenas de saladas, frutas e alimentos light. O detalhe é que, com a reeducação alimentar, você permanece comendo de tudo, só que de forma equilibrada e sem exageros.

IMPORTANTE: Não espere sua saúde passar por turbulências para então pensar em reeducar seus hábitos alimentares, inicie hoje!

Incorpore ações
simples em sua rotina

5 MACETES
para a hora das refeições:

1

Coma legumes e verduras antes de dar início à refeição, pois eles auxiliam a reduzir a fome antes do prato principal;

2

Opte por utensílios pequenos (pratos e talheres), eles passam a sensação de que você serviu maior quantidade de comida;

3

Mastigue devagar, de 20 a 30 vezes, saboreando cada porção;

4

Entre uma garfada e outra de comida, coloque seus talheres na mesa, pegue-os após ter mastigado e engolido completamente;

5

Faça as refeições sem aparelhos eletrônicos por perto, como a televisão, pois eles facilitam para que você se distraia e não se dê conta de quanto está ingerindo.

Por fim: reeduque-se por você!

Mude o cardápio, invente composições, teste temperos, instigue a criatividade! Reeducar-se requer foco, disciplina e, principalmente, consciência do quanto faz a diferença. Saiba que os resultados vão muito além da perda de peso e prevenção de doenças. Com a reeducação alimentar a rotina num todo muda – é possível perceber mais disposição e energia para realizar as atividades, menos compulsão alimentar e, consequentemente, aumento da sensação de bem estar. Vamos tentar?

DICA: Fazer um Diário Alimentar é uma boa forma para lembrar-se de tudo que você comeu e dos nutrientes que ingeriu. Bloco de anotação, aplicativo, post its, para isso vale tudo!
Fonte: Ministério da Saúde / Site Vida com Qualidade / Site Mais Equilíbrio.
Conteúdo produzido pela equipe de Comunicação e Marketing do Portal Unimed e aprovado pelo coordenador técnico-científico Dr. Carlos Augusto Cardim de Oliveira (CRM/SC: 3.011)