Próximo
ilustracao zzz ilustracao dormindo

Dormir bem é sinal de que o organismo relaxou e cumpriu suas funções. Porém, noites com sono intenso não é a realidade de muitas pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 45% da população mundial têm alguma dificuldade para dormir.

A boa notícia é que, segundo especialistas, grande parte das queixas relacionadas ao sono pode estar associada a hábitos inadequados. Sendo assim, algumas mudanças positivas podem auxiliar na melhora da qualidade do sono.

Próximo
Contar carneirinhos? Foque em outras ações!

Rotina: escolha um horário fixo para dormir e acordar, busque segui-lo todos os dias. Procure não extrapolar muito o horário aos finais de semana.

Exercite-se: se possível, faça pelo menos 30 minutos de exercícios diários. Encerre-os entre duas a três horas antes da hora de ir dormir.

Evite cafeína: o corpo pode levar até oito horas para livrar-se dos efeitos da cafeína. Portanto, ingerir uma xícara de café ao final da tarde pode dificultar na hora de dormir.

Evite bebidas alcoólicas: embora a bebida alcoólica possa gerar sensação de “relaxamento”, ela também torna os estágios de sono mais leves, facilitando para que eles sejam interrompidos.

Refeições: comer em grande quantidade à noite pode causar indigestão, interferindo em um sono tranquilo. Faça lanches mais leves ou ingira uma porção menor de comida.

Cochilos: evite tirar sonecas após as 15 horas, pois pode dificultar para adormecer à noite.

Banho: tome um banho quente antes de se deitar, auxilia a gerar sensação de sonolência e relaxamento.

Ambiente: certifique-se de que tudo está em ordem para que seu sono não seja interrompido - luzes estão apagadas, cortinas fechadas, etc.

Próximo

Escolha bem os seus fieis companheiros

Clique neles!

Próximo

Postura para um soninho bom

Você já parou para avaliar qual a posição do seu corpo na hora de dormir? Fique atento, pois a posição contraindicada integra o soninho de muitas pessoas - trata-se de dormir de barriga para baixo; o que pode causar tensões musculares e dores de cabeça.

A posição mais adequada é deitar de lado, priorizando o uso de dois travesseiros: um para a cabeça, em uma altura que preencha o espaço que fica entre a cabeça e os ombros, formando um ângulo de 90 graus no pescoço; mantenha os joelhos semiflexionados e coloque o outro travesseiro entre eles (veja na figura).

Pessoa dormindo de lado com 2 travesseiros

ATENÇÃO: Caso você já tenha realizado as sugestões aqui mencionadas e mesmo assim seu sono permanece intranquilo, procure um médico para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o seu caso.

Fonte: MedlinePlus / Site MdeMulher / Revista Saúde / Inmetro / Livro “Manual da Coluna: mais de 100 exercícios para você viver sem dor”, de Maritza Klein Steffenhagen / OMS
Voltar