Trabalhe muito melhor

Qualidade de vida não se resume à prática de atividades físicas e alimentação balanceada.
Qualidade de vida engloba também um ambiente de trabalho agradável, com elementos que preservem seu bem-estar e saúde.

Próximo

5 passos para PRODUZIR MAIS

Próximo

Seu intervalo vale ouroRelógio

Muitas vezes não nos damos conta de que o intervalo durante o período de trabalho vai além de apenas uma pausa para a alimentação. É o momento destinado para espairecer e desligar das tarefas do expediente.

  • Separe um tempo para jogar
  • Faça uma leitura agradável
  • Dê uma volta
Separe um tempo para jogar:com a expansão dos smartphones, fica fácil ter em mãos uma variedade de jogos para melhorar a capacidade mental, como os de raciocínio, ou simplesmente jogos de puro entretenimento. Eles são excelentes para levar a mente a outro lugar instantaneamente.
Faça uma leitura agradável: separe textos do seu interesse (revistas, jornais, etc.) ou livros de gêneros que você goste, encontre um espaço tranquilo e aproveite para viajar para outro cenário em poucos minutos. Comumente chegamos em casa com diversas outras tarefas para executar, portanto, o intervalo do trabalho pode ser excelente para colocar as leituras em dia.
Dê uma volta: caminhar, ver pessoas diferentes, sair do ambiente de trabalho e movimentar o corpo são estratégias para ajudar a relaxar, aliviar a tensão e as dores no corpo ocasionadas pelo tempo que permanecemos na mesma posição, especialmente no caso de quem trabalha sentado.
Próximo

Atenção para a postura

Pessoa sentada com coluna alinhada

Encoste a coluna na cadeira
Manter a coluna alinhada, os pés totalmente posicionados no chão e o monitor na altura dos seus olhos evitam problemas posturais. Encostar a lombar na cadeira ou providenciar uma almofadinha que tenha essa função evita dores e preserva a qualidade de vida no trabalho.

Pescoço alinhado
É comum fazer duas funções ao mesmo tempo: digitar e falar ao telefone, deixando normalmente o pescoço inclinado. A prática repetitiva pode acarretar em torcicolos e dores no local. Quando for impossível evitar ficar com o pescoço inclinado, tente trocar o lado em que posiciona o gancho ou o celular.

Utilize o encosto para braço das cadeiras
Para evitar dores e lesões nos punhos e cotovelos, os punhos devem ser apoiados nos encostos para os braços enquanto ocorre a digitação. A cada hora, feche as mãos, gire os punhos nos dois sentidos, alongue braços e pernas. Se suas pernas não encontrarem o chão, tente reposicionar a cadeira ou coloque um encosto nos pés para nivelar a altura.

Fonte: Site M de Mulher / Guia Veja / Ministério da Saúde
Voltar