Você sabia que o turismo, quando feito com respeito e de modo consciente, contribui para a preservação das comunidades e do meio ambiente? Ele é capaz de minimizar os impactos negativos, tanto ambientais quanto socioculturais, gerar renda para a comunidade e manter a harmonia da natureza e cultura local. O tema também está na pauta da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, criada pelos líderes mundiais em 2015, e que contempla um plano de ação em prol das pessoas, do planeta e da prosperidade. Esse é o turismo sustentável. Veja dez dicas importantes para praticá-lo em suas viagens.

1. Respeite o meio ambiente

Atente-se às recomendações locais e não arranque plantas e flores durante trilhas e passeios. Ajude também com a preservação das espécies e não descarte restos de lixo de modo incorreto. A sacola plástica, por exemplo, quando vai para o mar, é confundida com alimento pelas tartarugas marinhas. Como resultado, muitas morrem por asfixia ou por deixarem de se alimentar.

2. Valorize a cultura, a comunidade e a economia local

Procure um guia local para auxiliar a “desbravar” o destino. Busque também informações no ponto de turismo e valorize o patrimônio local. Além de conhecer as belezas naturais, permita-se conhecer os moradores. Ouvir histórias, conhecer a origem das pessoas, como vivem e suas preferências gastronômicas pode ser uma rica bagagem cultural.

3. Respeite a cultura local

Antes de viajar, busque informações sobre como se vestir, sentar ou se comportar em lugares considerados sagrados. Se for visitar templos ou catedrais, descubra se poderá filmar ou fotografar e quais trajes são permitidos.

4. Valorize a gastronomia

Saboreie os pratos regionais. Ao optar por frutas da época ou por alimentos típicos da região, você está fazendo um consumo de menos impacto. Isso porque esses alimentos, geralmente, exigem menos recursos na produção ou no transporte.

5. Compra de lembrancinhas

Quando for comprar lembrancinhas de viagem, opte por peças feitas pelos artesãos. É uma maneira de valorizar a comunidade local, gerar renda e manter a cultura regional sempre viva.

6. Lixo sempre no lixo

Vale lembrar que o lixo que produzimos é de nossa responsabilidade. Por isso, carregue um recipiente para colocar os resíduos, principalmente, se for para locais onde não há opções para o descarte, como trilhas ou praias. Além de separar o lixo para reciclagem, sempre que possível, recolha o que estiver a sua frente.

7. Evite o consumo de descartáveis

Carregue sempre uma garrafa com água para não ter que comprar água em garrafas plásticas. Para as compras, tenha sempre à mão uma sacola retornável a fim de evitar o uso das sacolas plásticas.

8. Não desperdice água e energia

Se entendemos a importância de aplicar essa regra em casa, por que faremos diferente quando estivermos fora dela? Em suas viagens, conscientize amigos e familiares a realizar banhos rápidos, apagar as luzes e a retirar eletrônicos das tomadas quando não estiverem em uso.

9. Desloque-se com consciência

Sempre que possível utilize o transporte público deixando o carro apenas para trechos mais longos. Você poderá também fazer trilhas, caminhadas, andar de bicicleta ou de metrô. É uma maneira de contribuir para a redução de gases do efeito estufa.

10. Seja um cidadão consciente

Transmita essas dicas para seus amigos e familiares. Ajude a disseminar as boas práticas e conscientizar as pessoas sobre a importância de praticar o turismo sustentável para o bem de todos.