Relatório de Gestão 2018

Relatório de Gestão Unimed Grande Florianópolis 3 Desde que assumimos a gestão da Unimed Grande Florianópolis, emmaio de 2016, sabíamos dos desafios que estariampor vir. Era preciso arrumar a casa, organizar as contas e planejar mudanças para resgatar a reputação, recuperar o equilíbrio estrutural e trazer a competitividade no mercado. O ponto de partida foi instituir um plano lastreado em governança, compliance e accountability, fundamentais para equalizar os custos e retomar o crescimento econômico. Aomesmo tempo que o cenário interno demonstrava instabilidade, o país enfrentava uma crise com reflexos em diversos setores da economia, inclusive nas operadoras de planode saúde. Para se ter uma ideia, entre março de 2015 e março de 2017, cerca de 2,8 milhões de pessoas perderam o acesso aos planos médicos no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. Se a nível nacional foi necessário superar a fragilidade do mercado, em escala regional o desafio da Unimed Grande Florianópolis foi conter o avanço da concorrência, driblar a desconfiança dos clientes, reconquistar os médicos que se desligaram da cooperativa e negociar dívidas. Aospoucos,oplanodeaçãocolocadoempráticadavasinaisderecuperação, e commedidas austeras conseguimos resgatar a estabilidade nomercado, mesmo depois da maior recessão na história da cooperativa. As previsões econômicas e contábeis somaram R$ 90 milhões daquele período até 2018, situação que vem sendo reconhecida pelo mercado. Recentemente, pesquisa da Revista Amanhã colocou a Singular da Grande Florianópolis como a única Unimed a integrar as 100 maiores empresas de Santa Catarina. E mais: o número de clientes aumentou, cooperados voltaram a atender pelo plano e empresas que migraram para a concorrência anos atrás restabeleceram seus contratos. Para acompanhar omercado e buscar soluções inovadoras, investimentos em tecnologia ajudaram a nos aproximar de clientes, cooperados e prestadores. Desenvolvemos portais e aplicativos de fácil usabilidade e adquirimos softwares de gestão em saúde para eliminar as burocracias e otimizar tempo dos usuários do plano. Os resultados positivos também refletiram nos serviços assistenciais. Se aumenta o número de médicos, amplia-se também o atendimento. Nos últimos anos, a cooperativa conta com a mais ampla rede credenciada, alémde unidades próprias adulto e infantil 24 horas, hospital e serviço de imagem, razão pela qual toda essa estrutura técnica consegue absorver o atendimento de usuários de outros planos de saúde e particulares, sem comprometer os nossos clientes. NacondiçãodemaioroperadoradeplanodesaúdedaGrandeFlorianópolis, acreditamos que todo o trabalho realizado nos últimos anos repercutiu na satisfação dos clientes, médicos cooperados e prestadores, de forma que a confiança na marca é percebida pelos reconhecimentos. Em 2018, conquistamos a acreditação ONA do Hospital Unimed, que o coloca num seleto grupo de hospitais certificados por essa organização. Além disso, o carinho dos catarinenses permitiu à marca Unimed figurar em todas as edições dos prêmios Ímpar e Top of Mind. Chegamos ao fim dessa gestão com diversos desafios superados e encaramos a desconfiança e as dificuldades econômicas com cautela, depositando numa equipe estratégica e em ferramentas de gestão, transparência e sustentabilidade as razões para crescermos de forma saudável, com compromissos honrados, verdade e ética. Mensagem do Conselho de Administração e da Diretoria Modelo de gestão leva transparência ao mercado

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