Relatório Gestão e Sustentabilidade 2017

MENSAGEM DO PRESIDENTE MENSAGEM DO PRESIDENTE 11 10 A o longo de 2017, a Unimed Porto Alegre deu continuidade ao seu propósito de fazer a diferença no cuidar das pessoas e ao exercício da gestão da cooperativa baseado na sustentabilidade, visando o equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Alicerçados em nossa Política de Sustentabilidade, assumimos o compromisso com o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente, promovendo ações que visam o bem-estar de todos. ENSAGEM DO PRESIDENTE Para estimular o desenvolvimento social dos nossos públicos e contribuir para uma sociedade mais saudável, nosso Viver Bem elabora atividades gratuitas de medicina preventiva que incentivam a adoção e a prática de hábitos saudáveis. Além da criação de linhas de cuidado do Viver Bem, em 2017 as iniciativas do programa impactaram 6.799 pessoas. Atuamos de forma ética e transparente em nossas relações, buscando o fortalecimento da Unimed Porto Alegre e de suas partes interessadas de forma sustentável. Por isso elaboramos durante o ano iniciativas importantes, como a estruturação de um Programa de Integridade robusto, criado para trazer segurança e transparência para as regras institucionais, seguindo a diretriz do Reflexo de esforço em conjunto para prover as melhores soluções em saúde, com crescimento sustentável e valorização do trabalho médico cooperado, a cooperativa investiu em qualidade assistencial e executou uma iniciativa inédita e voltada para a inovação: o programa de aceleração de startups Bem-Startup Unimed. Planejamento Estratégico da cooperativa. Disponibilizamos o Canal de Conduta aos prestadores e fornecedores, o que materializa nosso cuidado e compromisso com todas as pessoas, e seguimos empenhados no combate à corrupção. Apesar do cenário econômico desfavorável vivenciado em 2017, com impacto no setor de saúde suplementar e queda de 0,8% no número de beneficiários de planos de saúde no Brasil, a Unimed Porto Alegre obteve resultado positivo. A cooperativa reduziu a carteira de clientes em 0,8%, mas conquistou mais de 25 mil usuários por meio de novas vendas, registrando crescimento de 12,6% em receita líquida. Encerramos o ano com 705.733 beneficiários, considerando o intercâmbio; 6.583 médicos cooperados; e 342 pontos de atendimento, entre serviços credenciados e próprios. Recebemos reconhecimentos relevantes para os clientes, cooperados, colaboradores e sociedade, que reafirmam a qualidade e segurança dos nossos processos. Destaco o recebimento do Certificado de Acreditação PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos), concedido ao Laboratório da Unimed Porto Alegre; a Acreditação de Serviços Privados de Imunização Humana (SBIm), destinada à Clínica de Vacinas da Unimed Porto Alegre, unidade do Shopping Total; e a ampliação da recepção do pronto-atendimento na Unidade Assistencial Canoas. Realizamos diversas melhorias em nossos serviços ao longo do ano, adotamos tecnologias inéditas e recebemos conceituados prêmios locais e nacionais, o que reflete a nossa preocupação de oferecer serviços de qualidade e reafirma a nossa vocação e proposta de valor para cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas. (GRI 102-14)

RkJQdWJsaXNoZXIy MjcxMg==