• Amarelinha




    O nome vem do francês marelle que, pela adaptação popular, foi associada à brincadeira. Sapata, pula-macaco ou maré: são vários os apelidos da amarelinha nas regiões do Brasil.

    Para brincar, é preciso desenhar no chão um caminho dividido em casas numeradas, com o céu no topo. Após jogar uma pedrinha em uma delas, na qual não se pode pisar, a criança pula em um pé só até o fim do trajeto. Depois, volta, agacha, pega a pedrinha e recomeça. Atira a pedrinha em outra casa, e assim sucessivamente, até passar por todos os números. O jogador não pode cair, “queimar” os traçados com o pé e nem atirar a pedrinha no risco. Quando isso acontece, ele perde a vez. O vencedor é quem completa o percurso primeiro.

  • Estátua

    Uma das crianças, escolhida para ser o líder, coloca uma música. Enquanto o som toca, os participantes dançam, mas quando o líder diz “estátua”, a canção para e os jogadores “congelam”. Enquanto o líder faz piadas e caretas, eles devem ficar na mesma pose, sem se mexer. Quem se movimenta, sai da brincadeira. Mas não vale o líder fazer cócegas!

    O vencedor é aquele que se mantiver por mais tempo como “estátua”.

  • Bolinha de Gude

    A brincadeira é sempre retratada nos gibis da Turma da Mônica e talvez seja familiar ao seu filho.

    Para brincar, desenha-se um círculo no chão, onde as bolinhas redondas e de vidro devem entrar. Com um impulso do polegar, a criança joga a bolita no local. Os outros participantes devem mirá-la e, se conseguirem acertar e retirá-la do círculo, conquistam-na. Quem erra, passa a vez.

    O vencedor é aquele que conseguir ganhar o maior número de bolinhas dos concorrentes.

  • Adoleta

    Muitas são as brincadeiras infantis que envolvem mãos, canções, movimentos e objetos. O “A-do-le-tá, le-pe-ti pe-ti-pe-tá, le café com chocolá. A-do-le-tá..." é uma das mais conhecidas. Começa-se batendo palmas e fazendo os gestos bem devagar. A velocidade dos movimentos vai aumentando conforme o bom desempenho dos participantes. Quem erra sai da brincadeira.

  • Passa Anel

    Já no passa anel, uma das crianças esconde o objeto entre as palmas e passa as mãos entre as dos participantes. Depois, mostra que as mãos estão vazias e pergunta a um dos amiguinhos: “o anel está com quem?”. Se ele acertar, será o próximo a passar. Se não, quem recebeu o objeto é quem o passará.