Voltar

Hospital Unimed Maceió confecciona Equipamentos de Proteção Individual para colaboradores

Hospital Unimed Maceió confecciona Equipamentos de Proteção Individual para colaboradores

Hospital Unimed Maceió confecciona Equipamentos de Proteção Individual para colaboradores

10 Julho 2020

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, a procura por Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aumentou e, consequentemente, o preço dos materiais disparou no mercado, desabastecendo os pontos de venda e tornando sua aquisição um desafio para empresas públicas e privadas. Atenta a esse cenário, a Unimed Maceió iniciou no mês de março a confecção de aventais e máscaras cirúrgicas que são utilizadas diariamente pelos médicos e colaboradores do Hospital.

“Tinha que ser uma alternativa célere, financeiramente viável, segura e que solucionasse a possível falta dos EPIs. Pensamos então em nos antecipar e começamos a fazer a confecção de aventais cirúrgicos. Depois surgiu a ideia de utilizar as sobras do material para fazer as máscaras”, explicou a coordenadora do Serviço de Farmácia, Glauba Guimarães.  

A produção foi previamente alinhada com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Unimed Maceió. Os aventais e máscaras são feitos de um não tecido SMS, de grau médico com Certificado de Aprovação (CA), emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

“Solicitamos um protótipo que foi apresentado e aprovado pelo SCIH e Coordenação de Enfermagem. Produzimos até o momento 27 mil aventais e 16 mil máscaras. O que resultou em uma economia de 67% por unidade de avental e 375% por unidade de máscara”, afirmou a coordenadora.

Após a confecção, os EPIs são encaminhados para a Central de Material Esterilizado (CME) e enviados para a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), onde é realizada a dispensação controlada para as farmácias satélites, e disponibilizados em kits para retirada por colaboradores e médicos.

 

Barbara Esteves - Assessora de Comunicação


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR:


 
 
 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em