Olimpíada Unimed da 4ª Região teve a presença de 700 colaboradores-atletas

3 Dezembro 2018

Um sentimento olímpico aflorou no último sábado (24) para unir centenas de pessoas na XV Olimpíada da 4ª Região das Unimeds do Paraná. Cascavel foi a cidade escolhida para sediar o evento, que celebrou a integração, o cooperativismo e a prática do esporte para a manutenção da saúde. Ao todo, 700 atletas e torcedores das Unimeds de Cascavel, Costa Oeste, Vale do Piquiri, Oeste do Paraná, Pato Branco, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina e Federação do Paraná estiveram na associação atlética Coopavel, onde toda a estrutura foi preparada para receber as competições.

As delegações chegaram por volta das sete da manhã, quando foram recepcionadas com um café da manhã que antecedeu a cerimônia de abertura, marcada pelo espetáculo de taikô - arte folclórica japonesa com tambores e vozes. A apresentação foi comandada por crianças e jovens do grupo Zenshin Daiko, da Associação Cultural e Esportiva de Cascavel (Acec).

As disputas das dez modalidades começaram às 9h30. A primeira medalha saiu logo em seguida, na natação, conquistada pelo colaborador Pedro Henrique Czdloski (Unimed Cascavel), que venceu a prova de 25m livre. “Quando soube que uma das modalidades das Olimpíadas era a natação, comecei a me dedicar mais aos treinos, ainda que o meu principal o intuito era participar e interagir. Sabia que tinha feito a tarefa de casa, mas não tinha a pretensão de ganhar. Entrei forte na agua e dei meu máximo, conquistando assim algo que jamais havia pensado. Após a vitória enxerguei o quando somos capazes de mudar e nós adaptar. Foi gratificante conquistar a medalha, pois foi a minha primeira competição na natação. Obrigado, Unimed, por nos proporcionar momentos que irão ficar pra sempre em nossas memorias”,  comemorou o nadador e analista de relacionamento com o cooperado da singular.

Apesar do bom desempenho, os donos da casa viram a Unimed Londrina, que veio como convidada, conquistar o título geral. “Nós aceitamos o convite e estamos indo de volta para casa com muita gratidão pela forma como Cascavel e cada singular nos recebeu. Foi um dia muito especial para cada um de nós”, agradeceu Jorge Luís Marcilino, coordenador da delegação de Londrina.

Confira o resultado final da Olimpíada:

• Canastra

1º lugar: Unimed Oeste do Paraná (Claudinei e Rafael)

2º lugar: Unimed Pato Branco (Cristiane e Daiane)

3º lugar: Unimed Costa Oeste (Andreia e Ana)

• Corrida

1º lugar: Unimed Costa Oeste

2º lugar: Unimed Cascavel

3º lugar: Unimed Londrina

• Futebol

1º lugar: Unimed Londrina

2º lugar: Unimed Francisco Beltrão

3º lugar: Unimed Costa Oeste

• Futsal

1º lugar: Unimed Londrina

2º lugar: Unimed Federação do Paraná

3º lugar: Unimed Costa Oeste

• Nado livre 25m masculino

1º lugar: Unimed Cascavel (Pedro Henrique Czdloski)

2º lugar: Unimed Costa Oeste (Jhonnatha de Carvalho)

3º lugar: Unimed Federação do Paraná (Thiago Henrique Pires Dos Santos)

• Nado livre 50m masculino

1º lugar: Unimed Costa Oeste (Jhonnatha de Carvalho)

2º lugar: Unimed Londrina (Edno de Souza)

• Nado livre 25m feminino

1º lugar: Unimed Londrina (Renata Alves dos Santos)

2º lugar: Unimed Oeste do PR (Livia Paula Botassoli)

3º lugar: Unimed Cascavel (Patrícia Cruz)

• Nado costa 25m feminino

1º lugar: Unimed Londrina (Renata Alves dos Santos)

2º lugar: Unimed Londrina (Rosimeyre Oliveira Campos da Silva)

• Pebolim

1º lugar: Unimed Francisco Beltrão (Felipe e Douglas)

2º lugar: Unimed Costa Oeste (Eduardo e Alexander)

3º lugar: Unimed Francisco Beltrão (Daniel e Mauricio)

• Sinuca

1º lugar: Unimed Oeste do Paraná (Paulo e Leandro)

2º lugar: Unimed Francisco Beltrão (Joiser e Mauricio)

3º lugar: Unimed Costa Oeste (Danilo e Luís)

• Tênis de mesa

1º lugar: Unimed Londrina A (Lucas de Freitas Cestari)

2º lugar: Unimed Toledo A (Wilson Gomes Junior)

3º lugar: Unimed Londrina B (Marco Antonio Santos de Miranda)

• Truco

1º lugar: Unimed Cascavel (Bruno Bin e Emanuel)

2º lugar: Unimed Pato Branco B (Diego e Jorge)

3º lugar: Unimed Londrina B (Gabriel e Luiz)

• Vôlei de areia feminino

1º lugar: Unimed Londrina (Michele & Jacqueline)

2º lugar: Unimed Costa Oeste (Crislaine & Juliana)

3º lugar: Unimed Guarapuava (Altiva & Jocimara)

• Vôlei de areia masculino

1º lugar: Unimed Londrina (Renan e Luiz)

2º lugar: Unimed Cascavel (Luiz Haab e Clodimar)

“O esporte ensina de forma saudável a sermos competitivos. Mas este sábado nos reuniu aqui porque também somos cooperativos. Agradecemos pela participação de cada colaborador de todas as singulares que vieram até aqui para fazer este evento. Juntos, mostramos que é possível ter um mundo mais feliz, mais saudável, mais unido e mais cooperativo.” - Danilo Galletto, diretor-presidente da Unimed Cascavel.

Os convidados elogiaram a organização e a estrutura do evento, que disponibilizou camiseta, protetor solar, café, almoço, lanche, picolé e bebidas para todos os participantes, além de duas ambulâncias para atendimento dos atletas, em caso de necessidade.

“Só tenho a elogios a fazer a este que é o maior evento de integração das Unimeds do estado do Paraná. Em nome da Federação, só teço elogios às singulares da Região 4 e à comissão organizadora da Unimed Cascavel. Estava fantástico, especialmente do ponto de vista da integração e da motivação de todos.” - Paulo Roberto Fernandes Faria, diretor-presidente da Unimed Federação do Paraná.

Ao final, quando os vencedores foram premiados com medalhas, cada singular também recebeu um troféu de participação.

“A próxima edição da Olimpíada será em 2019, na cidade de Francisco Beltrão, no sudoeste do estado.”, disse o coordenador da 4ª Região das Unimeds do Paraná, Adilson Cleto Bier.