Voltar

Unimed Sorocaba doa cadeira de rodas à ABOS e APAE

Unimed Sorocaba doa cadeira de rodas à ABOS e APAE

Unimed Sorocaba doa cadeira de rodas à ABOS e APAE

4 Fevereiro 2019

Nas tardes de 11 e 17 de janeiro, a Unimed Sorocaba efetuou a doação de uma cadeira de rodas à Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (ABOS) e outra para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A entrega foi feita por Miguel Villa Nova Soeiro, Ricardo Naccarati e Hudson Donadon, respectivamente, superintendente, analista de Sustentabilidade e assistente administrativo da Cooperativa, às representantes das associações, Ana Lúcia M. Teixeira e Beatriz Ribeiro, nesta ordem.

As doações foram possíveis graças à campanha “Eu Ajudo na Lata”, que, ao longo de 2018, arrecadou 56,4 kg de lacres de latinhas de alumínio. Estas foram recolhidas nos coletores instalados na Unimed Sorocaba, bem como acumuladas e cedidas, por cooperados, colaboradores, clientes e parceiros da instituição médica.

“A Unimed Sorocaba procura sempre contribuir com a comunidade. Esta também é uma forma de praticar sua missão, visão e seus valores institucionais – mesmo que de forma singela, como agora –, pois as carências destas entidades são muitas e de várias naturezas”, disse Miguel Villa Nova Soeiro Filho.

Segundo o analista de sustentabilidade da Unimed Sorocaba, Ricardo Naccarati, o “Eu Ajudo na Lata” coleta os lacres e, em seguida, vende-os a uma empresa parceira, a H.M Garcia Indústria e Comércio, especializada em esquadrias de alumínio. “Para contribuir, ela adquire esse material a um valor superior ao do mercado. Paralelamente, outra empresa parceira, a Dimeso Distribuição, facilita a venda das cadeiras de rodas, o que permitiu a aquisição dessas duas últimas”, explica.

A assistente de Mobilização de Recursos da Apae Sorocaba, Beatriz Ribeiro, conta que a entidade possui, aproximadamente, 70 funcionários. Juntamente aos voluntários, eles atendem cerca de 350 jovens, com diferentes níveis de limitações intelectuais, físicas ou múltiplas. Beatriz classifica como muito importante a doação feita pela Unimed Sorocaba: “Sempre estamos em busca de parceiros dispostos a nos ajudar”.

A Apae Sorocaba aceita toda espécie de contribuição – incluindo móveis; roupas; utensílios domésticos; materiais de limpeza e de escritório; equipamentos eletrônicos; entre outros itens. Os produtos são retirados no local indicado pelo doador. Há, ainda, a possibilidade de contribuir em espécie, na sede da entidade (Rua Ubirajara, 528 – telefone 3219-2499) ou nas contas correntes do Banco do Brasil (agência 191-0, conta 3725-7) e da Caixa Econômica (agência 4137, conta 977-7).

Por sua vez, a ABOS é uma entidade fundada em 1988. Ela acolhe pacientes com doenças oncológicas e provenientes, principalmente, de cidades da região e de outras partes do Brasil e exterior. “Já recebemos pessoas de Roraima, Costa Rica e Haiti, que estavam no país e precisaram ser tratadas em nossa cidade”, conta Ana Lúcia. “Aqui, elas recebem abrigo, alimentação, apoio clínico, medicamentos e transporte para os locais de tratamento” explica.

O serviço de enfermagem funciona ininterruptamente. São oferecidas cinco refeições por dia aos acolhidos, inclusive para os seus acompanhantes (normalmente, filhos pequenos e cônjuges). Eles também participam de ações sociais e recreativas, cursos de artesanato e outras atividades. Atualmente, 11.000 pessoas estão cadastradas para receber medicamentos prescritos pelos seus médicos.

O trabalho da Associação é mantido, principalmente, pelo esforço de um grupo de voluntários – aproximadamente, 50 pessoas – e da renda obtida por meio de doações, eventos sociais e um bazar que vende produtos doados pela população (roupas, calçados, móveis, aparelhos elétricos e eletrônicos, latinhas de alumínio, entre outros). A ABOS não recebe nenhum valor do poder público.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR:


 
 
 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em