O que é Atenção Integral à Saúde

No Sistema Unimed, acreditamos que o indivíduo deve ser cuidado integralmente. Muitos falam de visão 360 graus e da pessoa no centro de toda a atenção. É assim que estamos nos organizando: para que o beneficiário esteja e venha em primeiro lugar, para que o foco seja na manutenção da saúde, com acompanhamento contínuo, buscando-se reduzir riscos e adoecimento e com adequada assistência, em caso de doença e reabilitação.

Por isso, nosso foco se volta, neste momento, para a Atenção Integral à Saúde. Estamos agindo em sinergia para que o cliente Unimed seja cuidado sempre. Assim, abrangemos a promoção à saúde e a prevenção em diferentes níveis, que vão desde educar a todos sobre a melhor forma de cuidar da saúde, até o acompanhamento contínuo de um médico e equipe multidisciplinar, em abordagens assistenciais, quando necessário, com base nos princípios da Atenção Primária à Saúde e nas melhores evidências técnico-científicas.

O que é a APS (Atenção Primária à Saúde)?

É a forma de atendimento nos serviços de saúde na qual um profissional médico capacitado guia as pessoas em plano personalizado de cuidado. Além do médico, conta-se com a atuação conjunta de uma equipe multidisciplinar, que envolve diversos profissionais de saúde. Tudo para que se tenha uma vida equilibrada com cuidado integral e orientações do que fazer, desde as condições mais simples até o direcionamento a uma equipe especializada, caso necessite de procedimentos em outras áreas.

Atributos essenciais da APS

Acesso e primeiro contato

Facilidade de acesso ao sistema de saúde e primeiro contato resolutivo para o indivíduo.

Longitudinalidade

Continuidade do cuidado ao longo da vida, a partir de uma relação interpessoal intensa e duradoura, que expresse a confiança mútua entre os usuários e os profissionais de saúde.

Integralidade

Nas ações e no cuidado, ampliando abrangência e capacidade de resolução dos serviços disponíveis na atenção primária, em diferentes áreas e nas diversas situações de contato.

Coordenação da atenção

Gestão do cuidado, de forma ordenada e oportuna, sob orientação do mesmo profissional, pela mesma equipe, além do reconhecimento de problemas abordados em outros serviços e a integração desse cuidado nos diferentes níveis da atenção à saúde.

Iniciativas de Atenção Primária à Saúde do Sistema Unimed

Ilustração colorida. Imagem do mapa do Brasil com destaque para os Estados que são cobertos pela AIS. Estes estados são, de norte a sul: Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

 

Conheça a Revista Unimed Ciência

  • Capa revista Unimed ciência 1
    Edição nº 1

    A Revista Unimed Ciência apoia ações de boas práticas de AIS, Atenção Integral à Saúde, alcançando todas as operadoras das diferentes regiões do País.

    SAIBA MAIS
  • Capa revista Unimed ciência 2
    Edição nº 2 - Nova

    Na Revista Unimed Ciência você encontrará relatos de experiências e artigos inéditos para a implementação da estratégia de AIS em sua Unimed.

    SAIBA MAIS

Inovação para a saúde

O Sistema Unimed tem investido em soluções inovadoras para melhorar a experiência de atendimento e cuidado. Conheça.

RES

Registro Eletrônico de Saúde

Tem o objetivo de reunir os bancos de dados do Sistema Unimed, incluindo prontuários eletrônicos dos serviços próprios, simplificando processos, facilitando o acesso às informações e promovendo previsibilidade de cenários epidemiológicos, além de conexão rápida entre médicos, enfermeiros, pacientes e profissionais da saúde em geral.

CONHEÇA

PEP

Prontuário Eletrônico do Paciente Unimed

Centraliza as informações dos pacientes virtualmente e as torna acessíveis de onde o profissional de saúde estiver.

CONHEÇA

Educação para Atenção Integral à Saúde

Toda mudança necessita de pessoas preparadas para tanto. Por isso, preparamos profissionais de saúde para encarar os desafios de atender nossos pacientes de acordo com a premissa da Atenção Integral à Saúde. Conheça abaixo as modalidades oferecidas pela Faculdade Unimed.

Imagem colorida. Médico escuta uma pessoa, enquanto toma nota em seu caderno.

Pós-graduação

Atenção Integral à Saúde

Carga Horária: 368 horas

Público-alvo: médicos e enfermeiros do Sistema Unimed (poderão participar outros profissionais da saúde, mediante análise curricular)

A especialização visa capacitar médicos cooperados e enfermeiros do Sistema Unimed sobre os princípios e características da Atenção Integral à Saúde para prestar atividades assistenciais aos clientes. Além disso, objetiva demonstrar a utilização das ferramentas tecnológicas para gerenciamento do cuidado individual e populacional, bem como capacitar os profissionais na prática clínica da Atenção Primária à Saúde, com base nas melhores evidências e sob a ótica da epidemiologia clínica.

CONHEÇA
Imagem colorida. Em uma enfermaria, uma médica está em pé olhando para uma criança deitada em um leito. Ambas estão sorrindo e tocam suas mãos.

Curta duração

Programa
de Atenção Primária

Carga-horária: 12 horas

Público-alvo: dirigentes e médicos cooperados do Sistema Unimed.

O treinamento tem o objetivo de contribuir para que as cooperativas Unimed repensem as práticas do modelo de assistência à saúde, a partir de oficinas que contemplarão os temas Princípios dos Sistemas de Saúde e Prevenção, Registro e Habilidades de Comunicação. Os workshops visam debater e analisar os princípios que regem o sistema de saúde público ou privado, a Atenção Primária e a medicina geral, buscando melhorar a qualidade e permitindo que os profissionais estejam aptos a gerenciar racionalmente recursos financeiros das cooperativas.

CONHEÇA
Imagem colorida. Em seu consultório, uma médica está sorrindo e gesticulando suas mãos, enquanto conversa com duas pessoas.

Curta duração

Sensibilização de Gestores e Dirigentes para a Atenção Primária

Modalidade: palestra e/ou oficina

Carga horária: 2 a 6 horas

Público-alvo: dirigentes e Gestores do Sistema Unimed.

A palestra (2 horas) visa demonstrar o cenário que impõe a mudança do modelo de Atenção à Saúde, com apresentação das melhores referências mundiais, contextualizando o tema e alinhando-o à realidade brasileira, com foco no conceito de Atenção Integral à Saúde e seus benefícios. Já a oficina (de 4 a 6 horas) aprofunda a discussão, apresentando de forma mais específica conceitos, benefícios e estratégia da implementação do modelo de Atenção Integral à Saúde no Sistema Unimed, a partir da avaliação de casos de sucesso de Unimeds.

CONHEÇA
Imagem colorida. Uma médica morena sorri, enquanto toca a mão de um paciente.

Curta duração

Atenção Integral à Saúde: Conceitos e Diretrizes para implantação no Sistema Unimed

Carga-horária: 12 horas

Público-alvo: profissionais do Sistema Unimed.

Com o intuito de sensibilizar os profissionais que atuam nas Unimeds acerca da importância da implementação do modelo de Atenção Integral à Saúde, este dinâmico curso contextualiza o processo de mudança, apresenta os principais conceitos do tema, além de ressaltar as ferramentas e ações primordiais a serem adotadas na cooperativa. Promove grande interação entre alunos e professor a partir de uma metodologia que privilegia o debate por meio de análise de situações e resultados colhidos no próprio Sistema Unimed.

CONHEÇA
Ilustração colorida. São quatro pessoas se exercitando: um casal que anda de roller, um homem fazendo alongamento e uma mulher andando de bicicleta.

Dúvidas frequentes