Para a Saúde Ambiental
1. Reduzir o impacto ambiental dos cartões de clientes por meio de materiais mais ecoeficientes e pelo descarte adequado
2. Priorizar a reciclagem de materiais
3. Destinar corretamente todos os resíduos gerados
4. Orientar fornecedores e prestadores a respeito da correta destinação e tratamento de resíduos
5. Quantificar e reduzir as emissões de CO2 da operação
6. Realizar eventos mais sustentáveis selecionando, preferencialmente, fornecedores locais, valorizando a cultura local e reduzindo o impacto ambiental
7. Desenvolver programa de consumo consciente
Para a Saúde Social
8. Desenvolver projetos sociais voltados para educação em saúde de crianças e adolescentes, em busca da conscientização para uma vida mais saudável, segura e com qualidade
9. Desenvolver projetos de esporte comunitário com foco no desenvolvimento integral de crianças e jovens
10. Investir na capacitação profissional e de desenvolvimento pessoal de cooperados e colaboradores
11. Incentivar a implantação de programas e comitês de saúde e segurança com foco nos colaboradores, cooperados e clientes
12. Fomentar a liderança e o engajamento comunitário, bem como o voluntariado de colaboradores e cooperados
13. Optar, preferencialmente, por fornecedores locais e que atendam integralmente os critérios da responsabilidade legal, social e ambiental
Para a Saúde Econômica
14. Ser transparente nas políticas, práticas e desempenho social, ambiental, econômico e de governança
15. Efetivar o Código de Conduta, bem como o funcionamento das ferramentas complementares a ele (Comitê de Conduta e canal de denúncias)
16. Acompanhar, monitorar e tomar medidas necessárias quando de infrações do Código de Conduta
17. Buscar melhoria contínua para atendimento de seus clientes
18. Implantar programa de análise, desenvolvimento e acompanhamento da cadeia de valor do Sistema Unimed, de forma a identificar e mitigar impactos negativos para a sociedade e meio ambiente
19. Desenvolver pequenos fornecedores, preferencialmente, para que se tornem cooperativas
20. Fomentar a compra conjunta de produtos reduzindo significativamente os custos individuais
Para a Saúde Cultural
21. Investir em projetos culturais que promovam o acesso ao repertório cultural regional;
22. Valorizar as especificidades regionais por meio da aquisição de brindes, preferencialmente regionais.