Amplie a sua expectativa de vida

Aproveite este universo de informações e reflita sobre a forma como você tem cuidado do seu corpo e da sua saúde.

O hoje fará toda a diferença

Praticar exercícios físicos com frequência e ter cautela com a alimentação são questões que vão muito além de manter ou chegar ao peso ideal, são hábitos necessários para viver muito mais. Quem está desfrutando das primeiras décadas de vida pode não dar tamanha importância à forma como leva o dia a dia. Afinal, muitos dos problemas de saúde aparecem de forma mais evidente na terceira idade, parecendo algo muito distante dos dias atuais. Porém, muitos dos hábitos de hoje podem evitar diversas complicações futuras ou, então, aumentar a probabilidade de que elas ocorram.

Next

51% da população brasileira está acima do peso

O último levantamento do Ministério da Saúde (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – 2012), trouxe dados alarmantes: mais da metade da população brasileira, acima de 18 anos, está acima do peso ideal. Em 2006, o índice era de 43%. Embora a obesidade tenha relação com fatores genéticos, o sedentarismo e os padrões alimentares inadequados influenciam significativamente no aumento do índice.

Cinco dados curiosos apontados no estudo

Next

Cuidado com os alimentos ultraprocessados

Sopa em pacote, cereal matinal, suco de caixinha, tempero pronto, barra de cereal, biscoito recheado... Com a correria do dia a dia e a busca pela economia de tempo, essas opções de consumo culinário tornam-se extremamente tentadoras. Porém, os produtos alimentícios prontos são inimigos da saúde:

Next

Recomendações para uma vida alimentar saudável

1) Escolha alimentos que realmente alimentam.
Para uma alimentação equilibrada e saborosa opte pela variedade de alimentos. O quesito variedade diz respeito a incluir alimentos como castanhas e nozes, grãos, verduras, legumes, água, tubérculos, leite e ovos, carnes e peixes, etc. Enfim, opte pela diversidade no seu prato.

2) Modere na utilização de óleos, gorduras, sal e açúcar ao temperar e cozinhar.
Moderar não significa eliminar da sua vida tudo que envolve óleos, gorduras, sal e açúcar, mas sim ter cautela ao elaborar suas preparações culinárias. Dessa forma, suas refeições permanecerão saborosas, sem comprometer o valor nutricional.

Next

É tempo de mexer o corpo!

46% dos adultos brasileiros não praticam atividade física em nível suficiente

O dado acima integra a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em dezembro de 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No estudo, o IBGE considerou que, para ser suficiente, é preciso praticar uma atividade física por pelo menos 150 minutos ao longo da semana, pouco mais de 20 minutos diários - isso envolve exercícios que são executados no trabalho, lazer, afazeres domésticos e deslocamentos diários.

Next

Sete motivos para movimentar-se

Next
Sugestões

Sugestões