O tabagismo é considerado uma doença crônica, com possibilidade de recaídas, e que causa dependência física, psicológica e comportamental – semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. O cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo substâncias cancerígenas, como arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas. Parar de fumar traz benefícios imediatos e também de longo prazo, independentemente da idade e de quanto tempo a pessoa fuma.

O tabaco é fator de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial, aneurisma, úlceras, infecções respiratórias, trombose, osteoporose, catarata, impotência sexual, infertilidade, menopausa precoce, entre outras. Além disso, quem fuma pode apresentar menor resistência física e desempenho ruim na vida esportiva.

Apesar das dificuldades é possível parar de fumar. Os benefícios podem ser percebidos pelo organismo já nas primeiras horas sem o cigarro.

VEJA O QUE ACONTECE COM O CORPO QUANDO VOCÊ PARA DE FUMAR

DEZ DICAS PARA AJUDAR A PARAR DE FUMAR

Parar de fumar requer, em primeiro lugar, vontade e determinação. Algumas pessoas conseguem deixar de fumar por conta própria, mas outras necessitam do auxílio médico e psicológico. Para isso, busque o apoio de amigos e familiares, assim como profissionais de saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza um programa gratuito e individualizado para o tratamento do tabagismo. Mais informações podem ser obtidas no telefone 136. Veja abaixo outras dicas.

    Evite pessoas e lugares que possam lhe dar vontade de fumar. Com o passar do tempo, você terá mais confiança para passar por essas situações com mais tranquilidade.

    Evitar e, se necessário, proibir, a exposição passiva de conteúdos inapropriados para crianças menores de 2 anos;

    Use substitutos mastigáveis como chicletes, balas, vegetais crus ou sementes de girassol.

    Escolha uma atividade para reduzir o estresse. Manter as mãos ocupadas, como trabalhos manuais, também ajuda a distrair a vontade de usar o cigarro.

    Quando a vontade de fumar aparecer, respire fundo e imagine seus pulmões se enchendo de ar fresco e limpo. Lembre-se de suas razões para deixar de fumar e dos benefícios que isso lhe proporcionará.

    Se estiver prestes a acender o cigarro, aguarde mais 10 minutos. O desejo irá diminuir e você verá que é capaz de ficar sem o cigarro.

    Invista o dinheiro que você gastaria em cigarros em uma recompensa para você. Compre um livro, conheça um novo restaurante, inicie um hobby, matricule-se na academia ou planeje uma viagem, por exemplo.

    Faça atividades que deem prazer, como caminhar no parque, visitar um museu, ir ao cinema ou apreciar uma exposição.

    Evite álcool. Beber diminui sua chance de voltar a fumar.

    Invista em uma alimentação balanceada e uma atividade física para se manter ativo e com o peso saudável.