Manual da Qualidade
MANUAL DA QUALIDADE Código: MQ 001 Data: 20 de dezembro de 2017 Versão: 010 Página 9 de 32 9 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS O Manual da Qualidade da Unimed Cerrado foi elaborado de acordo com as disposições contidas nas seguintes normas: ► ISO 9000/2005 – Sistema de Gestão da Qualidade - Fundamentos e vocabulário. ► NBR ISO 9001:2008. 3. TERMOS E DEFINIÇÕES Para os propósitos deste Manual são ressaltadas as seguintes definições, de acordo com a NBR ISO 9000/2005 (Sistema de Gestão da Qualidade: Fundamentos e Vocabulários): ► Qualidade – Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos. ► Requisito – Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. ► Satisfação do cliente – percepção do cliente do grau no qual os seus requisitos foram atendidos. ► Sistema – Conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos. ► Sistema de Gestão – Sistema para estabelecer política e objetivos, e para atingir estes objetivos. ► Sistema de Gestão da Qualidade – Sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. ► Política da Qualidade – Intenções e diretrizes globais de uma organização, formalmente expressas pela Alta Direção. ► Produto – ao longo deste manual, onde aparecer “produto”, este também pode significar “serviço”.
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