Relatório de Gestão 2021

52 Monitoramento Ambulatorial Programa para o cuidado de clientes que possuem alguma doença crônica (hipertensão, diabete, cardiopatias, doença renal crônica, doença pulmonar obstrutiva). Objetivo é promover o autocuidado e o monitoramento por meio de consultas e ligações telefônicas. MONITORAMENTO AMBULATORIAL 2019 2020 2021 1.718 1.607 2.710 Reeducação Alimentar e Orientação Nutricional Tratamento do sobrepeso e da obesidade, com orientação nutricional e acompanhamento em grupo. REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL 2019 2020 2021 228 131 117 Programa de Cessação do Tabagismo Apoio emocional e comportamental para quem deseja abandonar o cigarro. Programa segue orientações recomendadas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). PROGRAMA DE CESSAÇÃO DO TABAGISMO 2019 2020 2021 31 28 36 Atenção Domiciliar Atendimentos específicos feitos em domicílio, para clientes que residem no perímetro urbano de Juiz de Fora. 1 - Assistência por procedimento (intervenção específica): atendimento em domicílio para clientes que precisam de acompanhamento específico por tempo limitado, como administração de medicações endovenosas de média e alta complexidade. INTERVENÇÃO ESPECÍFICA 2019 2020 2021 12.619 12.818 12.797 2 - Programa Materno-Infantil: mãe e bebê, no pós-parto, recebem visita de equipe do EVB para orientações sobre amamentação e cuidados. Programa oferece Fototerapia, que é o tratamento para bebês em caso de doenças como icterícia. Um berço próprio é disponibilizado na casa do bebê. Além do acompanhamento de pediatra, a Unimed oferece visita de um técnico de enfermagem, que seguirá as orientações. PROGRAMA MATERNO-INFANTIL 2019 2020 2021 462 392 399 3 – Desospitalização: continuidade do cuidado, em casa, de pacientes hospitalizados e estáveis, após aceite do médico assistente e família. DESOSPITALIZAÇÃO 2019 2020 2021 196 209 334 4 - Gerenciamento de Casos: cuidado em domicílio de clientes portadores de doenças crônicas e com algum grau de dependência para as atividades diárias. Evita agravos e promove a adaptação do paciente à rotina da doença. GERENCIAMENTO DE CASOS 2019 2020 2021 1.216 1.019 1.413 Alta de 59,29% no volume de pacientes atendidos. O motivo é suspensão dos atendimentos presenciais dos pacientes para atendimento remoto. Queda de 10,7% no número de atendimentos Alta de 22% no número de atendimentos Queda de 0,2% no número de atendimentos Alta de 1,8% no número de atendimentos Alta de 59,8% no número de atendimentos Alta de 38,7% no número de atendimentos

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