Relatório de Gestão 2021

73 Para garantir a continuidade das boas práticas nesse gerenciamento, estabelecemos as o Núcleo de Segurança do Paciente (com representantes em todas as nossas unidades), a Comissão de Biossegurança e a Comissão de Prontuários, que têm como objetivo promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de saúde e é composto por representantes que possuem vivência multidisciplinar nas áreas de enfermagem, qualidade, farmácia, medicina, fisioterapia e administração. Responsáveis pela implantação e monitoramento dos protocolos técnicos de comunicação, identificação do paciente, queda, segurança na prescrição e administração de medicamentos, higienização das mãos e registro seguro, com base nas metas internacionais de segurança do paciente da OMS. Adotam como principais mecanismos de acompanhamento, auditorias internas, visitas técnicas e treinamentos. • Protocolo de identificação • Protocolo de quedas • Protocolo de comunicação • Protocolo de medicação segura • Protocolo de higienização das mãos • Protocolo de segurança patrimonial • Processo de notificação de eventos adversos Em 2021 foram realizados 21 treinamentos sobre segurança do paciente, com 305 colaboradores impactados. Os temas foram: • Plano de Segurança do Paciente • Protocolo de Identificação do Paciente • Protocolo de Prevenção de Quedas • Protocolo de Prevenção de Lesão por Pressão • Protocolo de Uso Seguro de Medicação • Protocolo de Cirurgia Segura • Protocolo de Prevenção de Broncoaspiração

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