Relatório de Gestão 2021

92 CONTEÚDOS GERAIS GRI STANDARD CONTEÚDO PÁGINA/URL/RESPOSTA DIRETA OMISSÕES GRI 102 - Conteúdos Gerais 2020 Perfil Organizacional 102-1 Nome da organização 16 102-2 Atividades, marcas, produtos e serviços 18 102-3 Localização da sede 18 102-4 Localização das operações 18 102-5 Natureza da propriedade e forma jurídica 16 102-6 Mercados atendidos 19 102-7 Porte da organização 16 102-8 Informações sobre empregados e outros trabalhadores 19; 23; 27 102-9 Cadeia de fornecedores Para prestar assistência à saúde, a Unimed Juiz de Fora conta com os médicos cooperados e uma rede de serviços próprios e credenciados A cooperativa movimenta, ainda, uma cadeia de fornecedores de produtos e serviços, medicamentos, materiais e equipamentos médicos. As empresas são qualificadas com base na legislação vigente e na nossa Política de Sustentabilidade. A Gerência de Administração e Logística, que faz a gestão de fornecedores e contratos, conta com apoio do setor Jurídico da Unimed Juiz de Fora; e um dos requisitos de qualificação inclui referências do Código de Ética nos instrumentos jurídicos celebrados para contratação. Além destes recursos, a escolha de fornecedores segue os seguintes critérios: qualidade do produto; cumprimento de prazo de entrega; preço (se é justo e adequado); assistência técnica (ou pós-venda); indicação de clientes atuais; certificações e premiações; outros critérios de acordo com as peculiaridades do produto ou serviço a ser fornecido. Os fornecedores da Unimed Juiz de Fora passam por um processo de seleção, qualificação, cadastro e homologação onde é exigida a apresentação dos dados cadastrais. Poderão ser exigidos ainda: documentações, certificados, certidões, atestado de capacidade técnica ou visita técnica. Para avaliação dos fornecedores já existentes e classificados como críticos são aplicados os critérios supracitados, além de balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, parecer de auditoria independente quando aplicável ao tipo de empresa e verificação de seu Capital Social. Para fornecedores considerados críticos, faz-se a Pontuação e Seleção de Fornecedores, em que são analisados os critérios de qualidade do produto/serviço, preço, capacidade de fornecimento (atendimento dentro das especificações, quantidades e prazos requeridos) e pontualidade das entregas (verificado de acordo com os Formulários de Recebimento de Materiais/Serviços). De acordo com os pontos obtidos com a Pontuação e Seleção de Fornecedores, verifica-se em que nível de desempenho e satisfação o fornecedor se encontra numa escala de 5 níveis de insatisfatório (<65 pontos) até o nível de excelência entre 95 e 100 pontos. Ao fornecedor é informado que caso a pontuação atinja níveis abaixo de 75 pontos, há a possibilidade de não realizar a compra com o mesmo ou até desconsiderar o fornecedor em questão para fornecimentos futuros caso a pontuação seja insatisfatória. Contudo, antes é realizado o desenvolvimento do fornecedor, buscando sua recuperação, por meio de relato de não conformidade, auditoria extraordinária e/ou reunião com o fornecedor para ajuste de conduta e orientações. Atualmente, para acompanhamento e análise de nossa cadeia de fornecimento, utilizamos dois indicadores: Números de Não Conformidades e Porcentagem de Fornecedores com pontuação acima de 85 pontos; para que, desta forma, ocorra a identificação dos possíveis desvios e melhorias para cada fornecedor, bem como reconhecimento dos fornecedores que se esforçam e conseguem demonstrar uma parceria e atendimento de excelência. 102-10 Mudanças significativas na organização e em sua cadeia de fornecedores 17 102-11 Princípio ou abordagem da precaução 74; 75 102-12 Iniciativas externas 21 ÍNDICE GRI (102-55)

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