SEMPRE HÁ ESPERANÇA
Qualosignificadodeesperança?Paraosensocomum,éumsentimentoparapossíveis
realizaçõesdaquiloquesedeseja,comconfiançaeboafé.Nacorrenteteológica,éuma
das três virtudes cristãs ao lado da fé e da caridade. Alguns a confundemcomo ato de
esperar ou de ter expectativas. Como disse Aristóteles, pensamque ela é o "sonho do
homemacordado". Talvez por isso,muitos outros a consideremuma ilusão. Polêmica.
Ao fazer esta edição, aRevistaVivaprocuroudefinir o significadodo sentimento e
doatodeteredaresperança.Acimadetudo,nósacreditamosnela,comosentimentoe
comoobra.Observamosqueesperançaéocontráriodedesespero,oudescrença.Assim,
concluímos quepara ter esperançaépreciso sentir,mas tambémagir, agir paraobem.
Descobrimos que a esperança também aflora outros sentimentos através das
(
boas) ações de pessoas que a oferecemao próximo, fazendo caridade e aquecendo
a fé com o aconchego das palavras amigas. Mostramos o prazer da esperança e o
valor damotivação e do incentivo para conquista dos sonhos alheios. Notamos que
a esperança provoca o altruísmo, através do voluntariado e das doações, de pessoas
acima de tudo humanitárias e que plantam esperança nos corações.
Na entrevista principal, conversamos comamédica oncologista Caroline Secatto,
sobre a esperança no processo de cura. Tivemos respostas iluminadas. Em outros
depoimentos, de outros médicos, profissionais tão técnicos, corajosos, mas também
humanistas,constatamosqueelestambémacreditamnopoderdosentimento.Maisdo
queisso,omédicoéquemfazadiferençacomaação,compartilhandoesperançacoma
ajudada ciência e dos avanços dapesquisa, aumentando as chances deuma vidamais
longa e saudável aos pacientes, estes cada vezmais otimistas, alegres e esperançosos.
Talvez ela seja mesmo a última que morre. Então, que tal plantá-la, cultivá-la e
distribuí-la? Tenha esperança emencontrar umgrande amor. Mas opere o amor em
alguém. Temesperança por diasmelhores? Trabalhemais, oumenos. Temesperança
em ganhar na loteria? Jogue, e sonhe. Será que o mundo vai acabar? Talvez um dia,
mas sempre haverá uma esperança... Quer ser feliz? Não espere, seja. Viva. Feliz 2013.
Revista Viva Unimed Vitória
Vitória
Diretor-Presidente:
Dr. Márcio de Oliveira Almeida
Diretor de Recursos Próprios:
Dr. Mário Tironi Junior
Diretor de Provimento de Saúde:
Dr. Remegildo Gava Milanez
Diretor de Mercado:
Dr. Luiz Carlos Paier
Diretor Administrativo-Financeiro:
Dr. Marcus Vinicius Azevedo Tanure
Superintendente de Mercado:
Otacílio Pedrinha de Azevedo
Gerente de Marketing e Pordutos:
Flavia Eugênia Salles Guimarães
Coordenadora de Marketing:
Carolina Castro
Analista de Marketing:
Lorena S. Pessin Ramos
Comitê Editorial:
Cynthia Mavi Molina Duarte / Eliana Lúcia G. Figueiredo
/
Paulo Magno do Bem Filho / Maria Olímpia Lana Zebral / Luiz Fernando
Dutra de Freitas / Felipe de Souza Couto / Sandrine Beatrice Ruschi e Luchi
/
Ana Marina Freitas Soares Machado / Diana de Marchi
Direção Executivo-Editorial:
Bruno Rover
Direção de Redação e Conteúdo:
Bruno Rover
Textos e Reportagens:
Letícia Orlandi (MTB 2244 ES) /
Marcos Cade (MTB 219/81) / Fabrício Fernandes
Assistente de Redação:
Louane Ferreira
Produção (jornalística / executiva):
Evandro Lyrio / Ricardo Galvão
Produção (moda / figurino):
Leilane Victorio
Direção de Fotografia:
José Alberto Jr.
Direção de Arte:
Marcela Bertolo
Design Gráfico:
Marcela Bertolo / Luisa Mollo
Projeto Gráfico / Editorial:
Nova Imagem Ltda®
- (27) 3317.3746 / 3026.3746
Produção Fotográfica:
Estúdio JA Jr Fotografia
Atendimento Comercial:
Wanusa Almeida
AssistenteComercial:
Marcilene Dias
Agradecimentos:
Diretoria Unimed Vitória, cooperados, colunistas convi-
dados, parceiros, colaboradores, médicos cooperados, fontes, personagens,
Academia Vitória Sports e todos que direta ou indiretamente participaram
na execução desta edição. Modelos: Arthur Barcellos, Anna Giulia, Micheli
ThomasRovereGuilhermeLuizRover (fotopágina34).
Contato:
A Revista Viva® Unimed Vitória é distribuída gratuitamente para toda a
redecredenciadaUnimedVitória,emtodososconsultóriosdoscooperados
e dentistas credenciados, entre autoridades e formadores de opinião.
Tiragem:
7.000
exemplares
Impressão:
Gráfica Grafitusa
Capa/Foto:
JoséAlberto Jr.
®
R E V I S T A
Vitória
A Revista Viva® Unimed Vitória é um projeto de responsabilidade da
Gerência de Marketing e Produtos (Gemap) Unimed Vitória, publicada e
editada pela Agência de Conteúdo Nova Imagem Ltda / ME, responsável
diretapelaeditoraçãoeprodução,sob licençadaUnimedVitóriaCooperativa
de Trabalho Médico. Todos os direitos reservados. Os conceitos emitidos
nas matérias, artigos, editoriais assinados e conteúdo comercial, possuem
opiniões sob responsabilidade de seus autores.
TextosUnimedVitória:
TríadeComunicação
04
|
REVISTA VIVA
EDITORIAL