Diversas pesquisas científicas feitas nos últimos 25 anos mostram que cuidar amorosamente dos bichinhos aumenta os neurotransmissores e hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Quem nunca sentiu prazer, depois de um dia cansativo de trabalho, ao brincar com o animal de estimação?

Trocar carinhos com bichinho ou observar a desenvoltura das travessuras dele fazem o corpo humano passar por mudanças físicas que impactam positivamente o humor. O nível de cortisol, hormônio associado ao estresse, diminui, e a produção de serotonina, composto químico ligado ao bem-estar, aumenta. É por isso que é normal se sentir mais relaxado e menos ansioso depois da troca de carinhos com o animalzinho.

Há estudos que indicam que brincar com os animais de estimação têm ação antidepressiva. Como são companhias fiéis e ótimos ouvintes, dão um chega para lá na sensação de abandono ou solidão. Para sentir os benefícios da relação, vale dar um passeio com o cachorro, brincar com o gato, observar o peixe, conversar com a caturrita ou admirar as habilidades do hamster.

Outros bons efeitos de estar em companhia dos bichinhos: a frequência cardíaca tende a desacelerar e a pressão arterial pode abaixar. Quem tem um cão ainda pode afinar a silhueta: eles adoram passear e, frequentemente, fazem os donos correr para acompanhar o ritmo canino.

Apesar dos benefícios, ter um animal em casa exige responsabilidade. Mantenha a carteira de vacinação em dia, esteja atento ao estado de saúde, e o alimente somente com a ração prescrita pelo veterinário.