Única cooperativa do Norte do Brasil a receber prêmio de excelência em gestão é de Santarém

        10 de janeiro, 2022

A Unimed Oeste do Pará foi anunciada esta semana como uma das vencedoras na premiação SomosCoop Excelência em Gestão ciclo 2021. Estreante na competição, a singular participou na categoria primeiros passos para a excelência. A certificação de bronze coloca a cooperativa nortista em um grupo seleto de empresas referências em processos de qualidade, sendo a única representante do norte a receber o selo nesta edição. O título é o reconhecimento em nível nacional do modelo de negócio cooperativista que investe na implementação e aumento da qualidade, melhoria contínua dos processos focados na satisfação dos clientes, viabilizando mais resultados e competitividade no mercado.

A cooperativa já vem se preparando há algum tempo para essa premiação, implementando processos, estruturando políticas, traçando objetivos e colocando em prática.  A singular tem desenvolvido ações importantes de governança, priorizando a melhoria da gestão trazendo ainda mais resultados para a organização, o que envolve todas as cadeias presentes nesses processos, ou seja, colaboradores, cooperados e as redes credenciadas.

A coordenadora do RH e da Qualidade, Rosane Maia, destaca a importância desse reconhecimento e o quanto o selo vem confirmar o empenho de todos os envolvidos nesse processo. “Essa premiação é o primeiro grande passo para alcançar a excelência. Quando a cooperativa se submeteu  a essa competição a gente não imaginava a grandeza disso. Uma grata surpresa ser premiada em meio a tantas inscrições”, disse ela.

 

Sobre o prêmio

O prêmio Somoscoop Excelência de Gestão foi lançado em 2013 e já premiou mais de 60 cooperativas brasileiras. É realizado a cada dois anos, premiando os cases de sucesso na gestão da qualidade. Este ano, com objetivo de destacar cooperativas, novas categorias foram criadas. A Unimed Oeste do Pará foi premiada com o selo bronze na categoria os primeiros passos para a excelência. Nesta categoria, a banca avaliadora procura valorizar as cooperativas que têm se empenhado para a implantação de uma gestão da qualidade e já estão colhendo resultados significativos.

Na edição deste ano, 310 cooperativas se inscreveram no processo, número 14% superior ao de 2019. A avaliação envolveu a participação de 70 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com um total de 80 pessoas envolvidas diretamente em todo o processo. Além disso, todas as etapas de avaliação foram realizadas de forma virtual para garantir a saúde e a segurança do processo em decorrência da pandemia da Covid-19. 

 

Desenvolvimento da Qualidade

A Unimed desde 2018 topou o desafio de instalar um processo de excelência em qualidade dentro da gestão da cooperativa. Ao longo desse período, consultorias, treinamentos e auditorias têm monitorado os avanços dessa implantação.

Todos os processos da empresa entraram em um sistema de gestão de qualidade. O mapeamento de resultados e de indicadores passou a fazer parte das rotinas dos setores, bem como a manutenção da rede de atividades desempenhadas dentro da unidade, como é o caso dos procedimentos operacionais padrão (POP’s), manuais e diretrizes.

O presidente da cooperativa, Dr. Alberto Tolentino, destaca a importância de receber a premiação enquanto marca de saúde em tempos de pandemia. “No momento histórico que estamos passando, retroceder não é o caminho. Pelo contrário, é na adversidade que precisamos investir nas melhorias contínuas dos processos. Receber esse reconhecimento é a certeza que estamos no caminho certo e um estímulo para continuar a manutenção da qualidade dentro da cooperativa”, explicou ele.  

O presidente completou. “Ao mesmo tempo que é um orgulho para nós carregar esse selo, serve de incentivo para continuar o excelente trabalho que vem sendo feito na qualidade da cooperativa”, finalizou o presidente.

Divulgação Health Week 2° Edição