Releases 

Unimed do Brasil

null Aliança Cooperativa Internacional (ACI) destaca Unimed como liderança global do cooperativismo de saúde

Aliança Cooperativa Internacional (ACI) destaca Unimed como liderança global do cooperativismo de saúde

Ranking mundial reconhece o sistema cooperativo na 4ª posição entre as 300 maiores cooperativas por volume de negócios/PIB per capita e no 28º lugar entre as 300 maiores cooperativas por faturamento
        21 de dezembro, 2021

A Unimed foi reconhecida como liderança global do cooperativismo de saúde na 10ª edição do World Cooperative Monitor (WCM) 2021, uma iniciativa da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em parceria com o Instituto Europeu de Pesquisa em Cooperativas e Empreendimentos Sociais (Euricse), que tem como objetivo explorar o impacto econômico e social das maiores cooperativas do mundo.

O relatório foi lançado no início de dezembro, durante o Congresso Mundial de Cooperativas, realizado em Seul, Coreia do Sul. Em sua edição comemorativa de 10 anos, o estudo mapeia o impacto das cooperativas em todo o mundo e aponta a Unimed como um dos maiores grupos cooperativistas dedicados à saúde. Líder da saúde suplementar no Brasil, o Sistema Unimed conquistou a primeira colocação no ranking das Top 10 cooperativas do setor de educação, saúde e assistência social do mundo, além de ocupar a 4ª posição entre as 300 maiores cooperativas de todos os setores por faturamento/PIB per capita, com volume de negócios de US$ 1.982.103,92, e ficou em 28º lugar entre as 300 maiores cooperativas por faturamento, com receita bruta de US$ 17,64 bi em 2019, ano fiscal analisado para a consolidação dos resultados do levantamento.

“O reconhecimento do World Cooperative Monitor, mais importante relatório do cooperativismo no mundo, pelo trabalho desenvolvido pela Unimed coroa nossa vocação cooperativista, fundamentada na gestão pelo próprio médico, na excelência no cuidado e na proximidade com as comunidades, que contribui para enfrentarmos os grandes desafios impostos pela crise sanitária”, afirma Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil. “Os excelentes resultados que conquistamos reforçam a convicção de que estamos no caminho certo, em busca contínua pela promoção da saúde e bem-estar e em contribuir para o setor de saúde suplementar brasileiro”, finaliza. 

Para a elaboração do ranking das 10 mais bem colocadas do setor de educação, saúde e assistência social, o WCM considera cooperativas que administram os três serviços, podendo incluir consumidor (usuário), produtor (provedor) e cooperativas sociais e de saúde com múltiplas partes interessadas que buscam fornecer assistência social e cuidados de saúde comunitários de alta qualidade e com boa relação custo-benefício. Já o ranking das maiores por faturamento/PIB per capita mede o volume de negócios das 300 melhores cooperativas e empresas mútuas em termos do poder de compra de uma economia, relacionando os resultados com a riqueza do país de origem.
 

Combate à pandemia

Além das colocações expressivas nos rankings elaborados pelo WCM, nesta edição o relatório destacou o trabalho desenvolvido pelas cooperativas Unimed no enfrentamento da crise deflagrada pela pandemia da Covid-19. A publicação ressalta que a Unimed forneceu apoio vital para a luta do sistema de saúde brasileiro contra o novo coronavírus, com contribuição para o fortalecimento das estruturas das unidades de saúde, aumento do número de leitos e de serviços, construção de hospitais de campanha e iniciativas de comunicação voltadas à conscientização sobre a importância da vacinação.

As ações de prevenção e assistência colocadas em curso pelas cooperativas Unimed também apoiaram as comunidades por meio da doação de alimentos e suprimentos médicos e fornecendo aconselhamento e apoio aos governos locais. Como exemplo, o relatório chama atenção para a doação de 35 toneladas de cestas básicas e produtos de higiene para comunidades em situação de vulnerabilidade social da região metropolitana de Belo Horizonte, pela Unimed-BH (MG), que ainda forneceu ao município a tecnologia necessária para consulta on-line, prestando assistência médica essencial à capital mineira.

“Como cooperativa médica temos o compromisso de zelar pela saúde e a nossa responsabilidade envolve todos os nossos públicos de relacionamento. As nossas ações voltadas para a sociedade no enfrentamento da pandemia são um reflexo do nosso cuidado”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.
 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

De acordo com o levantamento, a Unimed se destaca também como promotora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no ramo “Saúde e Segurança do Cliente”, sendo referência em garantia de uma vida saudável e promoção do bem-estar para todas as idades.

O relatório menciona os credenciamentos conquistados pelo Sistema Unimed no âmbito da Resolução Normativa (RN) nº 277, referente ao Programa de Credenciamento de Operadoras de Planos Privados, instituído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
 

Sobre o WCM:

O World Cooperative Monitor (WCM) reporta sobre as maiores cooperativas e empresas mútuas do mundo, incluindo rankings das Top 300 e análises setoriais. A cada ano, o World Cooperative Monitor se baseia na pesquisa e coleta de dados dos anos anteriores, aperfeiçoando e aprimorando continuamente a metodologia e as estratégias de coleta de dados.

Em 2021, o WCM chega a sua 10ª edição, e nesse período explorou vários temas, da análise setorial à estrutura de capital e à contribuição das cooperativas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Elaborado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em parceria com o Instituto Europeu de Pesquisa em Cooperativas e Empreendimentos Sociais (Euricse), o 10º relatório pode ser acessado na íntegra aqui.
 

Sobre a Unimed

A Unimed completa 54 anos de atuação no mercado de saúde suplementar em dezembro de 2021. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje é composta por 341 cooperativas de saúde, com assistência para 18,3 milhões de beneficiários em todo o País.

A Unimed conta com mais de 118 mil médicos cooperados, 153 hospitais próprios e mais de 2.400 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir a qualidade da assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar prestada aos beneficiários das cooperativas.

Sua marca é ratificada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) como de alto renome por seu grande nível de conhecimento pelo público, autoridade incontestável e fama que ultrapassa os limites do segmento de saúde.

 

Mais informações:
Hill + Knowlton Strategies
Assessoria de imprensa da Unimed do Brasil
unimed@hkbrasil.com.br

Responsive Image

Notícias Unimed

Consulte as últimas notícias do Sistema Unimed