Responsabilidade Ambiental é aplicada na Unimed Vale do Aço

        08 de junho, 2021

Viver de forma sustentável sem prejudicar o meio ambiente tem se tornado o maior desafio de pessoas e instituições. Neste 5 de Junho, em que é celebrado o dia Mundial do Meio Ambiente, as reflexões acerca de como cuidamos do planeta e o papel de cada um são colocadas em pauta. Na Unimed Vale do Aço, a preservação ambiental compõe a política da Singular e inúmeras ações são realizadas.

Uma das iniciativas da cooperativa é o pátio de compostagem, onde resídios orgânicos são transformados em adubo. A ação, que teve início em 2020, é uma parceria com a empresa Brasanitas, uma das prestadoras de serviços da Unimed Vale do Aço. 

“Reaproveitamos as cascas dos alimentos e outros resíduos orgânicos da nossa Unidade de Alimentação. Esse material, após passar por um processo, é transformado em um substrato que é aplicado em nossas plantas. Além da redução de custos destinados a essa área, contribuímos para a preservação do meio ambiente, com a diminuição de resíduos descartados e o reaproveitamento das sobras, e como resultado temos plantas mais saudáveis”, explicou Adeniz Macedo, gerente de hotelaria do Hospital Metropolitano Unimed.

A sustentabilidade também foi pensada na construção do HMU. Além de uma estação de tratamento de água e esgoto presentes dentro da unidade, as alas foram projetadas de forma que a luz do dia seja aproveitada, reduzindo a utilização da energia elétrica. Placas de energia solar também fazem parte da estrutura do hospital e o reaproveitamento da água do ar-condicionado e uso de pneus descartados na jardinagem são outras práticas utilizadas.

Nada se perde

Outra prática aplicada na Unimed Vale do Aço é o descarte responsável de uniformes e móveis. “Promovemos o reúso desses materiais ao repassá-los a artesãos, que reaproveitam os tecidos em peças fabricadas por eles. Já os móveis não mais utilizados na cooperativa, mas que estão em bom estado de conservação, são destinados a instituições ou órgãos de serviço, sempre que disponíveis”, esclareceu Kátia Brtito, assistente de RH.

Eu ajudo na Lata

Outra ação da cooperativa é o projeto “Eu ajudo na Lata”. De iniciativa da Unimed do Brasil, a ação solidária visa arrecadar lacres de latas de alumínio e o valor adquirido com a revenda é revertido na compra de itens de acessibilidade. O projeto conta com a participação dos colaboradores, que motivam amigos e familiares a arrecadarem os lacres.

Para a compra dos itens de locomoção, são necessários cerca de 80 quilos de lacres, o que equivalem a aproximadamente 140 garrafas PET de dois litros cada. “Esse é o terceiro ano que realizamos a campanha. Mesmo ao fim de cada ano, quando encerramos a coleta dos anéis das latinhas de alumínio, os colaboradores seguem arrecadando os lacres em casa. Isso mostra que além de despertar o lado solidário de cada um, também revela preocupação das pessoas com o meio ambiente e com a preservação dos recursos naturais das futuras gerações. Cuidar do meio ambiente deve ser um compromisso diário de todos”, concluiu Kátia Brito, assistente de RH e responsável pelo projeto na Unimed Vale do Aço.