Solução para unificar dados de saúde gerados pelo paciente surge em Hackathon da Unimed Uberlândia

        15 de fevereiro, 2022

O Hacka Unimed, primeira maratona de inovação realizada pela Unimed Uberlândia entre os dias 18 de janeiro e 6 de fevereiro, teve como vencedor o projeto “Unimed Head”. Por meio de um aplicativo a solução promete, conhecer a fundo o paciente, fazendo com que ele preencha um perfil de saúde, conceda autorização de importação de dados pelo sistema e digitalize seus exames no app, com vista a unificar dados e integralizar a informação gerada nos diferentes serviços ao longo percurso assistencial.

Com a aplicação, que pretende utilizar um sistema de recompensas gerando créditos para que o cliente resgate em empresas da rede conveniada, espera-se obter um histórico unificado de fácil acesso e análises preditivas sobre o comportamento de saúde dos beneficiários. A proposta poderá representar ainda um importante potencial comercial, oferecendo planos mais estruturados que cuidem da saúde de cada usuário de maneira mais assertiva e individualizada. A solução poderá também auxiliar a operadora a antever complicações de novas doenças e promover a saúde do paciente antes que ele adoeça novamente.

A maratona contou com a participação de cerca de 50 profissionais organizados em sete equipes que disputaram o prêmio de melhor solução para a desfragmentação das informações do paciente. Programadores, consultores de inovação, web designers e outros especialistas em desenvolvimento de softwares juntaram-se a médicos, gestores, advogados e profissionais da Unimed Uberlândia e trabalharam durante 20 dias para responder à provocação apresentada pela empresa no início dos trabalhos: “como concentrar em um só ambiente todas as informações de saúde do paciente”?

A batalha de pitches aconteceu no domingo, dia 6 de fevereiro, na sala Sinapse da operadora no MTI, quando os resultados foram apresentados a um júri composto por profissionais da própria Unimed Uberlândia e ainda por consultores externos. Fizeram parte da banca os conselheiros Dr. Luís Mattar e Dr. Christian Bertarini; o diretor de Recursos Próprios, Dr. Marne Bezerra; o gerente de TI, Joaquim Leonardo; o assessor de inovação da operadora, Leonardo Rezende e ainda dois consultores externos; Fabiano Alves, analista do Sebrae e Ferdinando Kun, líder de inovação. O projeto vencedor se destacou pela simplicidade e aplicabilidade da ideia. Para o vice-presidente do Conselho de Administração da Unimed Uberlândia, Dr. Christian Bertarini, “o grupo apresentou uma proposta simples, de execução compreensível, nominando todas as etapas da implementação da inovação que precisamos. Era o que esperávamos deste Hackathon”, pontuou. Na avaliação de Bertarini, o Hacka Unimed veio para desenvolver a identidade de inovação na cooperativa. “Uberlândia é uma cidade que investe em inovação e a Unimed não se vê fora deste cenário”, afirmou o vice-presidente.

O segundo colocado do Hacka Unimed foi o projeto “Conecta Saúde” e em terceiro ficou a solução “Avoh”.  Todas as propostas trouxeram a visão para a operadora de como é possível unificar os dados de saúde do paciente e, ainda, fazê-lo de forma segura e estruturada. Para o diretor superintendente da Unimed Uberlândia, Francisco Tavares, inúmeras ideias poderão ser aplicadas de alguma forma, e não só a do projeto vencedor. “Nos sete grupos surgiram várias propostas aproveitáveis. Portanto, nossa intenção é convidar os grupos e os indivíduos que tiveram as ideias mais destacadas para continuar o processo conosco, eventualmente até fomentando uma ação empreendedora”, revelou.

A equipe vencedora tinha entre seus integrantes a médica cooperada, Dra. Eliane Espíndola, que comemorou a oportunidade de poder ajudar a cooperativa. “É uma emoção muito especial viver a integração entre tecnologia e informação com objetivo de trazer benefícios para o usuário da Unimed e seus médicos cooperados, buscando saúde e qualidade de vida”, afirmou. Para a médica, a experiência de viver o universo ainda inexplorado de um hackathon foi fantástica. “Eu convido os colegas médicos para participar, pois a interação entre profissionais de áreas distintas, pensando em soluções objetivas, com um único entendimento, é uma experiência que pode gerar muitos benefícios”, concluiu.

A iniciativa da Unimed Uberlândia, além de mostrar que a empresa está antenada com as principais inovações tecnológicas, possibilita a identificação de novos talentos que poderão colaborar com a operadora; ajuda a identificar novos fornecedores de soluções e, ainda; colabora com a criação de novos negócios para a própria operadora, já que a organização de dados é um desafio de todo o mercado de saúde suplementar do país.

 

Gustavo Lazzarini
Assessor de Imprensa Unimed Uberlândia

07/02/2022

Divulgação Health Week 2° Edição