Unimed Amparo ganha prêmio de Atenção Primária à Saúde

Texto: Agência Unimed de Notícias
        23 de janeiro, 2023

O UniPleno, serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) da Unimed Amparo, acaba de receber o Prêmio Qualificare. O reconhecimento é uma iniciativa da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp) e tem como objetivo o fortalecimento das unidades de APS, incentivar e auxiliar na qualidade, satisfação e segurança. 




A avaliação, realizada em 2022, aborda a qualificação dos processos e da assistência prestada buscando o atendimento aos requisitos da Resolução Normativa nº 506 do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), legislações vigentes, metodologias de acreditação e boas práticas mundialmente consolidadas. 

“O prêmio é um reconhecimento a todo trabalho da cooperativa na busca pela excelência com melhoria contínua. Para além de requisitos legais, o UniPleno – com toda sua equipe – tem o objetivo de promover saúde de forma integral e olhar amplo para o ser humano”, diz o diretor de recursos assistenciais da Unimed Amparo, Dr. Roberto Pavani.
 

A Atenção Primária à Saúde
Adotado mundialmente como resposta à necessidade de uma visão mais integrada da saúde, a APS tem como objetivo a prevenção, educação em saúde, diagnósticos mais precoces e precisos e a adoção de atendimento multidisciplinar no qual cada pessoa tem seu médico de família e comunidade de referência, profissional que consegue resolver de 85% a 90% dos problemas de saúde, atuando de forma conjunta com médicos especialistas quando necessário.

Estudos, inclusive internacionais, comprovam que os serviços de saúde que se baseiam no modelo da APS têm melhores resultados de indicadores, mostrando uma melhor qualidade de vida das pessoas acompanhadas e melhor alocação de recursos.

Sendo uma medicina com enfoque mais individualizado, a APS tem o histórico do paciente, um vínculo maior e leva em consideração as evidências científicas mais atuais, o que possibilita a escolha mais assertiva desde exames aos tratamentos mais eficazes. Muitas vezes, as pessoas buscam o atendimento médico tentando adivinhar qual especialista seria o mais indicado, quando na APS o médico de referência avalia de forma integral a real necessidade e qual caminho o paciente fará, além de acompanhá-lo com a equipe.

Na Unimed Amparo, o UniPleno conta com equipe que engloba, além dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e auxiliar administrativo, e ambiente exclusivo no Espaço Saúde, na Av. Saudade, 329, no centro de Amparo/SP.