Unimed Cascavel promove o ‘Saia da Rotina’ para estimular a mudança de hábitos em evento aberto à população

        10 de maio, 2022

Além de juntar pessoas de todas as faixas etárias, a Unimed Cascavel realizou neste sábado (7) um evento gratuito que reuniu importantes iniciativas estimuladas pela Cooperativa. A primeira edição do “Saia da Rotina” teve a marca do Jeito de Cuidar Unimed para estimular a ideia do Mude1Hábito.

Durante toda a manhã, a estrutura da Clínica da Unimed Cascavel, na esquina da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, foi palco de atividades esportivas e recreativas voltadas tanto para os beneficiários quanto para o público em geral. “Cuidar da saúde é mais importante que tratar, então, quanto mais a gente conseguir mostrar que um encontro com amigos, um dia divertido, cheio de movimento trás para nós muita alegria e saúde, vamos nos reunir e fazer encontros mais frequentes. É isso que a Unimed gosta”, disse a médica Karin Erdmann, conselheira de Medicina Preventiva e de Atenção Integral à Saúde da Cooperativa.

Após as restrições impostas pela pandemia de covid-19, o “Saia da Rotina” marcou a retomada das grandes ações da Unimed Cascavel em estímulo à vida saudável, a exemplo das corridas noturnas, do Agita Tancredo e do Agita Ciro Nardi, em que toda a população é convidada a participar de atividades em prol da saúde. “O mais importante é que não tem idade para fazer prevenção, nós vemos ações com as crianças, adultos e idosos. A alimentação saudável, a atividade física não tem idade! Esse é o nosso grande objetivo, melhorar os cuidados com a saúde”, explicou a médica Luciana Cavalli, coordenadora médica do Centro de Atenção à Saúde.

 

Programação contra a rotina

A primeira atividade começou às 9h, com uma aula aeróbica no estacionamento do CAS. Em seguida foram oferecidos exercícios específicos a cada meia hora. Idosos participaram de uma aula do projeto Bem Viver, crianças tiveram a Gincana Kids com os participantes do Projeto Na Medida Kids e os adultos saíram da rotina em uma aula de exercícios funcionais. A última atividade foi de alongamento, com todos os participantes.

“O indivíduo por si só quer o conforto, isso é do ser humano, então quando a gente faz ações de estímulo estamos motivando essas pessoas a saírem da rotina com toda certeza”, disse a educadora física Natasha Barbosa Weber, beneficiária da Unimed Cascavel.

“A gente sempre vê bastante ações e isso é importante para quem precisa de um incentivo para melhorar a saúde”, reforçou o representante comercial Mauro Machado da Silva.

 

Cuidar de você

Ao longo de toda a manhã, médicos da clínica ofereceram avaliações de saúde para os participantes. “Foram realizadas atividades de triagem, aferimento de pressão e glicotestes, além de orientação psicológica e aconselhamento em relação a atividade física. Todos os participantes tiveram esse atendimento, sendo beneficiário ou não” explicou o médico da família Andre Franklin Ferreira.

Além de toda a programação de atividades e atendimentos, os participantes se desafiaram para conquistar um kit saudável, bastava escolher uma forma de se movimentar, cumprir e as verduras já estavam garantidas.

 

Parcerias

A primeira edição do “Saia da Rotina” teve a parceria de empresas ligadas à saúde:

  • Maçã Verde
  • Curves Espaço e Saúde
  • Autenticoco
  • Impactos Esporte e Saúde

“Foi muito gratificante ver a adesão de todas essas pessoas que, juntas, transformaram a manhã deste sábado, véspera de Dia das Mães, em um momento muito especial. Nós esperamos que esta edição do ‘Saia da Rotina’ consolide a mudança de hábito na vida de quem esteve aqui”, finalizou o médico Luiz Sérgio Fettback, diretor-presidente da Unimed Cascavel.

Os participantes perceberam que já era a hora de sair da rotina, e a cooperativa sorteou um smartwatch (relógio inteligente) com várias funções de estímulo à saúde, como medição de batimentos cardíacos, contagem de passados dados ao longo do dia e tempo do sono durante a noite. Isso é saúde. Isso é Unimed Cascavel!

 

Cuidar de você. Esse é o plano.