Unimed Londrina lança Canal de Relatos e novo Código de Conduta

        07 de fevereiro, 2022

A Unimed Londrina lançou no último dia 4 de fevereiro seu novo Código de Conduta e seu Canal de Relatos. As duas ferramentas se complementam, sendo o Canal o meio de comunicação mais seguro para relatar não conformidades relacionadas ao Código de Conduta.  

O Código de Conduta é um documento formal que fornece diretrizes que ajudam a manter padrões de comportamentos éticos elevados na Cooperativa. Segundo a gerente de Sustentabilidade da singular, Fabianne Piojetti, entre 2008 e 2021, a Singular utilizou o Código de Conduta do Sistema Unimed, que desde 2016 estava em sua quarta versão.  

A adoção de um Código de Conduta próprio começou a acontecer entre 2020 e 2021, quando a Cooperativa participou do Programa de Compliance Paranaense, promovido pela OCEPAR e pela PUC-PR. “Durante o módulo ‘Código de Conduta’, os colaboradores que participaram do programa revisaram o documento que vinha sendo utilizado, e fizeram adaptações de acordo com a realidade da Unimed Londrina, tornando o Código mais adequado às nossas necessidades e políticas locais”, explica a gerente. 

Seguindo as alterações aplicadas no novo material, foi então criado o Canal de Relatos. Segundo Fabianne, uma ferramenta semelhante já existia, mas era gerenciada internamente e disponibilizada apenas aos colaboradores da Cooperativa. A partir do Programa de Compliance, o canal foi revisado dentro das boas práticas de Compliance e Governança.  

Uma das principais mudanças é a disponibilidade do Canal de Relatos para todos os públicos de relacionamento da Cooperativa (colaboradores, cooperados, prestadores de serviços, terceiros, clientes e demais públicos), que poderão registrar irregularidades e não conformidades com o Código de Conduta. “O objetivo desse meio de comunicação é promover melhoria contínua na governança da Cooperativa, em seus processos e controles internos. Além de garantir maior proteção da imagem, reputação e reduzir potenciais perdas financeiras no ecossistema de que participa”, explica Fabianne. Ela ressalta que com as mudanças, o Canal passará a ser gerenciado por uma empresa terceirizada, o que aumenta a segurança do sistema. 

Ainda segundo ela, as manifestações via Canal de Relatos poderão ser feitas de forma anônima, e, caso a pessoa queira se identificar, o Comitê de Conduta da Unimed Londrina garantirá a preservação de sua identidade. A pessoa que fizer algum relato ao Canal, receberá um número de protocolo para poder acompanhar o andamento do processo. 

Para os colaboradores, o Canal de Relatos será disponibilizado também em um link na intranet. Para os demais públicos, poderá ser acessado no site www.unimedlondrina.com.br, dentro da página “Quem Somos”, e também na opção “Fale com a Unimed”. Além disso, o Canal está presente no mapa do site da Cooperativa, no rodapé da página. 

Divulgação Health Week 2° Edição