Unimed Poços alcança excelentes resultados com o serviço de telemonitoramento da Covid-19

Coordenado pelo SOU (Saúde Ocupacional Unimed), o serviço atende colaboradores diretos e indiretos das empresas contratantes
        12 de fevereiro, 2021

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, o SOU (Saúde Ocupacional Unimed), que oferece serviços completos em saúde ocupacional, iniciou o telemonitoramento dos colaboradores diretos e indiretos das empresas parceiras.  Em quase um ano, esse serviço alcançou excelentes resultados. Com uma média de 700 atendimentos mês – só em janeiro foram monitoradas 792 pessoas – não houve a ocorrência de nenhum óbito e poucas internações neste período.  “O colaborador que apresente alguma queixa de síndrome gripal, ao invés de procurar o serviço de urgência, entra em contato com o setor de RH ou Saúde Ocupacional da empresa onde trabalha, que nos aciona, entramos em contato com ele e iniciamos o monitoramento”, explica a médica Juliana Rocha, Coordenadora do SOU. “O colaborador é orientado a permanecer em casa, em isolamento e a realizar teste para a confirmação da doença. Uma vez confirmado o diagnóstico de COVID, acompanhamentos diários ou semanal são realizados, dependendo do caso. Algumas empresas ainda disponibilizam um kit com medidor de pressão arterial, oxímetro e termômetro, que auxilia na monitoração dos colaboradores e, junto com os sintomas, nos permite agir mais rapidamente em caso de agravamento”.

Segundo a médica, o serviço compreende ainda orientações em relação à suplementação para melhorar a imunidade e ajudar na recuperação mais rápida do olfato e paladar, assim como orientação sobre treinos olfativos indicados pela Sociedade de Otorrinolaringologia. Durante o período de monitoramento – cerca de 10 dias – podem ser ainda solicitados exames complementares, como tomografia e exames de sangue, ou encaminhamento para um pronto atendimento, se a doença não estiver evoluindo bem. Mesmo depois da fase aguda o colaborador pode continuar a ser monitorado para avaliar e tratar possíveis sequelas, como as ligadas à parte respiratória.

“Por meio do monitoramento, conseguimos identificar casos de lesões pulmonares significativas em pessoas quase sem sintomas, mas que ao apresentarem queda importante na saturação poderiam evoluir gravemente”, ressalta Juliana. “Com o diagnóstico precoce, elas foram internadas, tratadas e já tiveram alta com evolução satisfatória”.

Além de garantir um tratamento precoce do paciente, o monitoramento realizado pelo SOU tem ajudado a bloquear a disseminação do vírus e colaborado muito com as empresas no atendimento aos seus colaboradores diretos e indiretos. Um exemplo são as empresas VN Autosserviço e a Alcoa. “O SOU é nosso parceiro em todas os assuntos relacionados à medicina ocupacional e, neste tempo de pandemia, tem nos ajudado muito”, conta Alex Lemes, analista de RH do VN Autosserviço. “Desde que detectamos o primeiro caso na empresa, estamos utilizando o serviço de telemonitoramento com excelentes resultados”.

“Estamos utilizando o serviço de telemonitoramento há um mês e os resultados têm sido muito bons”, destaca a médica Lilian Brandão, Gerente de Saúde Ocupacional da Alcoa Brasil e médica do Trabalho da Alcoa em Poços de Caldas. “Disponibilizamos o kit com termômetro, oxímetro e medidor de pressão digital e os profissionais do SOU têm acompanhado diariamente todos os casos confirmados, identificando os leves, moderados e aqueles que podem se agravar, mesmo antes de a pessoa ter sintomas. Dessa forma conseguimos evitar complicações da doença e garantir um cuidado muito especial para as nossas pessoas”.

Para os colaboradores das empresas, este serviço tem sido essencial para eles e suas famílias. Luís Fernando Cortezano, colaborador da Hatch, empresa prestadora de serviços para a Alcoa, utilizou o serviço em janeiro, quando ele, a esposa e a filha foram diagnosticadas com a Covid-19.  “Agradeço imensamente os profissionais da Alcoa e da Unimed pelo apoio durante os 10 dias em que eu e minha família ficamos isolados”, destacou Cortezano. “Esse acompanhamento foi fundamental para nos ajudar a vencer a Covid-19, proporcionando muita tranquilidade e segurança”. 

Para maiores informações sobre este ou outros serviços, entre em contato com a equipe do SOU pelo telefone (35) 3729.7401.

 

Viver Bem monitora beneficiários da Unimed Poços

Com o sucesso do telemonitoramento realizado pelo SOU, o Programa Viver Bem da Unimed Poços também iniciou este serviço há duas semanas, direcionado aos pacientes que passam pelo Pronto Atendimento e Hospital da Cooperativa, com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19. “O monitoramento tem como objetivo ajudar os pacientes a superar as sequelas da doença e é realizado por uma enfermeira após a alta”, desta Iara Pimenta de Castro, coordenadora do Programa Viver Bem. “O paciente é encaminhado para reabilitação respiratória, com fisioterapeuta, e se necessário, para outros profissionais, como pneumologista, psicólogo e nutricionista”.

Divulgação Health Week 2° Edição