Unimed Ponta Grossa: Hospital Geral Unimed e Laboratório Unimed conquistam, pela segunda vez, manutenção da acreditação hospitalar

        03 de fevereiro, 2021

O Hospital Geral Unimed (HGU) e o Laboratório Unimed foram, novamente, recomendados para a manutenção da acreditação hospitalar nível II pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). 

É a segunda vez que as instituições mantêm a certificação, após passar pela auditoria periódica do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação de Saúde (IPASS). 

Fachada do Hospital Geral Unimed de Ponta Grossa

Durante a visita dos auditores, o relatório da visita anterior é revisitado para verificar as melhorias desenvolvidas no período entre uma visita de avaliação e outra. Nesta última, foram avaliados especialmente as ações voltadas ao atendimento da Covid-19. 

“Vemos a certificação isso como de suma importância para nossos serviços próprios, uma vez que nos permite identificar necessidades e planejar melhoria nos processos. A certificação nos garante, especialmente, entregar uma medicina padronizada e de qualidade para os nossos beneficiários”, ressalta Eduardo Bacila de Sousa, presidente da Unimed Ponta Grossa. 

O HGU e o Laboratório Unimed conquistaram a acreditação nível II em 2019 e, em maio de 2020, receberam a primeira indicação para a manutenção da certificação. 

 

Pontos de destaque 

De acordo com o relatório emitido pelo IPASS após a auditoria, além das oportunidades de melhoria, o documento também traz alguns pontos de destaque, entre eles: 

- Liderança organizacional

- Gestão administrativa e financeira

- Gestão de pessoas

- Gestão de informação e comunicação

- Gestão da segurança patrimonial

- Gestão da infraestrutura e tecnologia

- Gestão de equipamentos e tecnologia médico-hospitalar

 

Como funciona a acreditação hospitalar pela ONA

Para certificar uma instituição, a ONA conta com padrões e exigências, reconhecidos internacionalmente, que visam promover qualidade e segurança na assistência e prestação de serviços de saúde.

A adesão ao processo de acreditação é voluntária, já que a ONA não tem caráter de fiscalização e não é prescritiva. O certificado é válido por dois anos e, durante este período, são feitas as avaliações de manutenção de seis a oito meses.

Existem três níveis de acreditação: Nível 1 – Acreditado, para instituições que atendem os critérios de segurança do paciente; nível 2 – Pleno, para instituições que também apresenta gestão fluida e comunicação entre as atividades; e nível 3 – Excelência, para instituições com cultura organizacional de melhoria contínua.

O HGU foi acreditado ONA nível I em 2012, tendo sido o primeiro hospital do Sistema Unimed no Paraná a conquistar a certificação e, até o momento, é o único de Ponta Grossa e região a contar com acreditação. O intuito do hospital com esses avanços nos degraus de acreditação é reforçar a filosofia do jeito de cuidar Unimed, alinhado com a preservação da segurança do paciente e do atendimento humanizado.

Divulgação Health Week 2° Edição