Unimed Santos inaugura maior unidade de atendimento ao autismo do Litoral Paulista

        23 de março, 2022

A maior unidade de atenção ao transtorno do espectro autista da Baixada Santista e Litoral, no âmbito da saúde suplementar, foi inaugurada pela Unimed Santos (19/03), reafirmando o caráter inovador e arrojado da primeira cooperativa do Sistema Unimed.

O novo Núcleo Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista – Multitea – agora está instalado em prédio de cinco andares, com dois mil metros quadrados de área construída, na Avenida Ana Costa, 99, Vila Mathias, Santos.

O edifício foi construído pela Unimed Santos com o fim exclusivo de abrigar o Multitea, que representa evolução de serviço oferecido desde 2018. Com ambientes planejados e humanizados e 56 salas equipadas para aplicação de terapêuticas multidisciplinares, a unidade pode absorver até 600 atendimentos por mês.

 

PRIORIDADE

Na solenidade de inauguração, o secretário de Saúde de Santos, médico Adriano Catapreta, destacou a preocupação com o aumento da incidência de autismo, demonstrado em estatísticas e no crescimento da demanda por atendimento. Desde 2020, a Municipalidade oferece a Clínica Escola do Autista.

“Gostaria de parabenizar a Unimed Santos pela sensibilidade. (Esta iniciativa) mostra que a cooperativa está antenada com os problemas que vivemos no dia a dia”, frisou. Catapreta, que é cooperado Unimed, representou o prefeito de Santos, Rogério Santos.

Sobre a prioridade dada à instalação do novo Multitea, o presidente da Unimed Santos, Claudino Guerra Zenaide, destacou o compromisso com a amplitude de alternativas para enfrentamento aos desafios do autismo.

“Além das instalações, espaços e recursos materiais, a equipe multidisciplinar é integrada por mais de 50 especialistas, que aplicam o Jeito de Cuidar Unimed, com empatia e zelo”, destacou, acrescentando: “O novo Multitea foi idealizado sob medida para promoção do desenvolvimento de todos os potenciais daqueles que aqui serão acolhidos”.  

Guerra Zenaide reiterou, ainda, o esforço da cooperativa para oferecer excelência. “No ano em que completa 55 anos de atividades, a Unimed Santos reafirma o vanguardismo das ações e o propósito de oferecer de soluções transformadoras”.

 

TERAPIA ABA

A coordenadora do Multitea, médica psiquiatra Mailu Enokibara, salientou que a Unimed Santos foi a pioneira, no regional, a oferecer tratamento multidisciplinar e terapia ABA. Focada na análise do comportamento e no desenvolvimento de habilidades, a ABA é reconhecida como a ciência que possui maior evidência de resultados eficazes no tratamento do espectro.

“Quando inauguramos, o Multitea, em 2018, tínhamos seis salas. Depois de seis meses, fomos para 17 salas e hoje estamos com 56.  A preocupação da Unimed Santos é promover a saúde dos pacientes e inseri-los na sociedade”, destacou Mailu.

Também presente à solenidade, o militante da causa, Arthur Ataide Ferreira Garcia, de 18 anos de idade, salientou que a luta pela inclusão acontece todos os dias na vida de um autista. Defensor das terapias de desenvolvimento multidisciplinares, Arthur falou com propriedade, em discurso improvisado, de 6min57s.

“A multidisciplinaridade é não culpar a gente pelas dificuldades que temos, por sermos diferentes, e sim nos incentivar, com as nossas diferenças, a nos desenvolvermos e assumirmos nosso papel na sociedade”, disse o jovem.

Arthur sempre sonhou em ser médico. Este ano, o sonho começou a se tornar realidade, com a sua aprovação no vestibular e ingresso em uma faculdade de medicina do Guarujá. O fato foi notícia nacional.

Apenas aos 9 anos de idade, depois de incontáveis idas a serviços e profissionais de saúde, Arthur recebeu o diagnóstico. Atuando como médico, na especialidade psiquiatria, quer contribuir para que as crianças autistas tenham direito à diagnose precoce.

O presidente Claudino Guerra Zenaide (à esq.) e o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, participaram do descerramento da placa de inauguração, juntamente com demais diretores da Unimed Santos
Na saudação aos presentes, Guerra Zenaide citou frase do poeta Carlos Drummond de Andrade: “Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar”.

 

Militante da causa, Arthur Garcia, recebeu diagnóstico aos 9 anos de idade e hoje estuda medicina para, futuramente, atuar promovendo diagnósticos precoces

 

Edifício foi construído pela Unimed Santos exclusivamente para ser sede do Multitea e ampliar as terapêuticas oferecidas


 

Divulgação Health Week 2° Edição