Unimed Santos oferece programa para combater obesidade infanto-juvenil

        26 de outubro, 2021

Para prevenção e tratamento da obesidade infanto-juvenil, a Unimed Santos oferece suporte especial, por meio do Programa Vida Leve, exclusivo para beneficiários. A iniciativa proporciona acompanhamento multidisciplinar personalizado, com nutricionista, psicólogo e educador físico, além de apoio do Serviço Social, quando necessário.

O programa é desenvolvido no Núcleo de Governança Clínica (NGC) Unimed Santos (Av. Ana Costa, 222, 6º andar), sob coordenação médica da pediatra Heloiza Ventura. Não há custo adicional para o cliente. Em setembro, o programa já registrava 43 inscritos, com incentivo ao Mude1Hábito redução de peso. 

A médica pediatra Maria Heloiza Torres Ventura coordena o programa, que tem a participação de equipe multidisciplinar

O Ministério da Saúde estima que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso no Brasil e 3,1 milhões já evoluíram para a obesidade. Nos últimos 30 anos, o contingente de público infanto-juvenil acima do peso aumentou cinco vezes.

A Unimed Santos reconhece que a obesidade infanto-juvenil é problema grave e deve ser encarado com cuidado. Mais do que fator estético motivador de bullying, o excesso de peso está associado a agravantes para a saúde, entre os quais, diabetes, anomalias cardíacas e má formação do esqueleto.

 RECURSO  

O Programa Vida Leve é um recurso a mais para os cooperados pediatras, ou de outras especialidades, que acompanham crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesos. Para cada participante a equipe multidisciplinar define estratégia exclusiva, objetivando o melhor desfecho. 

Relatórios periódicos são emitidos, para que o médico assistente verifique os resultados e some esforços, em benefício do bem-estar da criança. Um primeiro atendimento para avaliação é a porta de ingresso ao programa.