Como cadastrar Notícias no Gerenciador de Aplicativos

        06 de junho, 2022

Olá, colega!

Nos aplicativos Unimed Cliente e Unimed Cooperado, é possível inserir postagens informativas da sua Unimed para exibi-las aos usuários, por meio do módulo de Notícias. A postagem é feita no Gerenciador de Aplicativos de maneira manual, simulando um blog informativo. 

Ah, e é possível simular a postagem em homologação e replicar as configurações em produção. 

>> Dica: sugerimos a leitura deste artigo: Conhecendo o Gerenciador de Aplicativos


Veja como realizar a postagem: 

  • Selecione o módulo de Notícias 
  • Selecione o aplicativo Unimed Cliente ou Unimed Cooperado (caso tenha disponível os dois)
  • Clique em Nova Notícia e prepare sua postagem
     


 

1 Cadastro de notícia

 

Para cadastrar a notícia, não esqueça de preencher todos os campos indicados na tela abaixo:

 

  • Título: descrição que ficará no topo da sua notícia, evidenciando seu tema
     
  • Descrição: o texto informativo que desejam abordar na notícia. Use as ferramentas indicadas para formatar melhor o seu texto — você pode inserir o link de um vídeo, por exemplo, ou uma URL, se desejar 
     
  • Arquivo: essa funcionalidade te permite escolher uma imagem de 645px por 300px para estampar a sua notícia no topo. Os formatos permitidos são PNG e JPG
     
  • Enviar Alerta: toda notícia postada permite que seja enviado um alerta para o usuário do aplicativo,  notificando-o assim sobre a divulgação da notícia no momento que ela é publicada. Para isso, basta ativar essa funcionalidade sempre que finalizar o cadastro de uma notícia. Ex. de notificação ativada: 
     
 


Ao ativar o envio de alerta, automaticamente habilitam-se as opções abaixo: 

  • Mensagem de Alerta: é a mensagem descrita no envio do alerta. No caso da notícia, indicamos que seja uma breve descrição com o assunto da notícia ou até o mesmo título já utilizado. O campo do alerta é bem resumido, por isso a mensagem deve ser curta e direta
     
  • Envio de Push: o push, ou push notification, é uma notificação que o usuário recebe em um aplicativo de smartphone, tablet ou em um navegador sem requisitá-la. Também aconselhamos que seja uma mensagem curta e que instigue o usuário a abrir a notícia indicada.

    Exemplo de push: 


 

2 Visualização das notícias no aplicativo


A exibição da notícia nos aplicativo Unimed Cliente e Unimed Cooperado é bem similar, porém, com sutis diferenças na tela principal do aplicativo. 

 

2.1 Visualização das notícias no aplicativo Unimed Cliente 

No aplicativo Unimed Cliente, as notícias podem ser exibidas na tela inicial do aplicativo, bem como no menu Mais Opções (acessível no botão + do canto inferior direito da tela, ou deslizando a tela para a direita), junto aos demais serviços. A Unimed pode optar por exibir as notícias na tela principal, mas obrigatoriamente elas serão exibidas no menu. 

A Unimed também pode optar por desativar o serviço de notícias, se tiver acesso ao módulo de configurações no painel administrativo.

  • Confira a visualização das notícias na tela inicial do aplicativo Unimed Cliente: 
 
  • Notícias no menu Mais Opções:


 

2.2 Visualização das notícias no aplicativo Unimed Cooperado

Diferente do aplicativo Unimed Cliente, no Unimed Cooperado atualmente não é possível exibir as notícias na tela inicial do aplicativo. Assim, o acesso às notícias é realizado no menu Mais Opções (acessível no botão + do canto inferior direito da tela, ou deslizando a tela para a direita), junto aos demais serviços.

  • Notícias no menu Mais Opções:

   


 


 

Espero que este artigo tenha sido útil para você! Leia também estes assuntos relacionados:
>> Como cadastrar atividades (eventos)
>> Como cadastrar alertas
 

 

Ficou com outras dúvidas?

> Pesquise pelo que precisa aqui na Central de Ajuda, ou
> Abra um chamado para nossa equipe em: Canal do Colaborador > Aplicativos > GIU > Sistema de Gestão de Demandas > Abertura de Chamados > Sistemas e Aplicações