Hábitos que ajudam a manter a saúde mental no trabalho
Menos estresse, ansiedade e depressão: mudanças organizacionais e individuais ajudam a construir um ambiente mais saudável para os trabalhadores
12 de setembro, 2023
Segundo levantamento da Previdência Social, os transtornos mentais são a terceira principal causa de afastamento de trabalhadores por doença.
Em pesquisa realizada pelo International Stress Management Association do Brasil (ISMA-BR), 72% dos trabalhadores entrevistados diziam estar frequentemente estressados. Entre esses, 32% tem a Síndrome de Burnout.
Esgotamento total: o que é a Síndrome de Burnout?
Ao contrário das demais síndromes, a de Burnout é exclusivamente ligada ao trabalho. O crescimento no número de casos levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incluir, em 2019, a síndrome na Classificação Internacional de Doenças (CID).Segundo essa classificação, “Burnout é uma síndrome resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”. Os sintomas dessa síndrome são: sentimentos de exaustão ou esgotamento de energia; aumento do distanciamento mental do próprio trabalho ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao próprio trabalho; e redução da eficácia profissional.
Não reconhecer o problema só piora a situação: segundo o estudo da ISMA-BR, 90% das pessoas com Burnout alegam seguir trabalhando por medo de demissão.
Como criar um ambiente de trabalho realmente mais “zen”
Algumas posturas organizacionais ajudam a criar um ambiente mais saudável e também mais produtivo:
- Combater pressões desnecessárias, situações de assédio e humilhação
- Incentivar a colaboração e socialização no trabalho
- Respeitar horários de trabalho e descanso. O período de desconexão com o trabalho e com as responsabilidades é essencial para a saúde mental
- Ter pessoal qualificado para ouvir e ajudar funcionários em situações difíceis – profissionais ou pessoais
Manter a saúde emocional é importante para a sua carreira
- Liste as tarefas e estabeleça prioridades
- Delegue mais: não centralize as responsabilidades
- Conheça seus limites: aprenda a dizer “não” para evitar sobrecarga
- Não extrapole seus limites por períodos frequentes ou prolongados
- Se fizer uma jornada mais longa, compense dormindo e comendo bem
- Exercícios de respiração para se acalmar: inspire pelo nariz dilatando os músculos do abdômen. Expire contraindo os músculos
- Cuide da sua alimentação, de forma saudável e nutritiva
- Pratique exercícios três vezes por semana
- Diversifique interesses – tenha passatempos
- Consulte seu médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional
Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil
Fonte: Albert Einstein, Revista Exame, Secretaria da Previdência, OMS, ANAMT – Associação nacional de Medicina do Trabalho, Isma BR - International Stress Management Association
Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil