Notícias 

A importância do exame oftalmológico no paciente com diabetes

O médico oftalmologista Marcus Rudolph Malaguido fala da importância do exame oftalmológico no paciente com diabetes.
        01 de abril, 2022

Diabetes mellitus é uma doença crônica e progressiva, que afeta mais de 230 milhões de pessoas em todo o mundo. O dano crônico causado pela diabetes, se manifesta no olho como retinopatia diabética, a principal causa de cegueira em adultos em idade produtiva.
Todo paciente diagnosticado com Diabetes Mellitus deve ser encaminhado ao oftalmologista para exame oftalmológico completo, incluindo exame de fundo de olho. O exame do fundo de olho pode começar com o mapeamento de retina que pode ser feito geralmente por qualquer médico oftalmologista durante a consulta. Nesse exame inicial, se for detectado alguma alteração suspeita de retinopatia diabética, o medico poderá encaminhar o paciente para um médico oftalmologista especialista em retina ou já pedir exames mais detalhados como angiografia com fluoresceína e tomografia de coerência óptica (OCT). A partir desses exames se tomará a melhor conduta terapêutica.
Retinopatia diabética não proliferativa leve muitas vezes não precisa de tratamento específico, além do controle glicêmico e de visitas mais freqüentes com o oftalmologista. As formas moderadas, severas, proliferativas e edema macular diabético necessitam de maiores cuidados, por isso siga as orientações médicas.
Por se tratar de doença crônica, a Retinopatia diabética não tem cura, mas com todo aquele aparato terapêutico citado anteriormente, conseguimos controlar a doença e até estabilizá-la. Pacientes comprometidos com o controle do diabetes e com o tratamento oftalmológico geralmente conseguem manter visão útil.
Importante lembrar que algumas vezes o médico oftalmologista pode fazer o diagnóstico de Diabetes Mellitus já na consulta oftalmológica, surpreendendo o paciente que nem sabia que tinha Diabetes.
Sou Marcus Rudolph Malaguido, médico oftalmologista, especialista em doenças da retina, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.
Para consultas ligue:
(43) 3033-1942 (43) 3033-1931.