Notícias

Voltar Medicina Preventiva na escola orienta cerca de 400 alunos

Medicina Preventiva na escola orienta cerca de 400 alunos

        26 de janeiro, 2022

A Unimed Caçador, durante a semana que passou (19 e 20 de setembro), realizou um circuito de palestras para os alunos da Escola de Educação Básica Irmão Leo.

Foram quatro encontros que reuniu cerca de 400 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e turmas do Ensino Médio para orientação acerca de Sexualidade, Gravidez Precoce e Doenças Sexualmente Transmissíveis.

As palestras foram ministradas pelos médicos cooperados Daniela Kist Busnardo e Francisco Antônio Ogibowski, ambos ginecologistas e obstetras, e Ricardo Rigo Bürkle, urologista da Unimed Caçador. Os encontros ocorreram na própria escola e na Câmara de Vereadores.

A iniciativa faz parte do programa Medicina Preventiva, proposta da cooperativa que surgiu no ano de 2002, com disponibilidade de palestras para empresas, escolas e pequenos grupos sobre inúmeros temas de prevenção e cuidados com a saúde. “A adolescência não deve ser vista apenas como uma passagem para a vida adulta, uma vez que a criança entra na adolescência com muitos conflitos e incertezas, e precisa sair dela com uma maturidade estabilizada, caráter e personalidade adultos”, declarou a médica Daniela. 

Ainda que a quantidade de adolescentes grávidas no Brasil tenha caído em 17% de 2004 a 2015, os números em Caçador não acompanham as estatísticas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente existe 15 adolescentes entre 10 e 14 anos grávidas cadastradas e 253 gestantes, entre 15 e 19 anos, fazendo o pré-natal pela rede pública, número preocupante para a sociedade e os órgãos envolvidos com a saúde pública de Caçador. 

Ressalte-se que atualmente, 66% de adolescentes que engravidam não a desejam e, para reduzir esses casos, o Ministério da Saúde investe em políticas de educação em saúde e em ações para o planejamento reprodutivo. Além disso, o MS distribui a pílula combinada, anticoncepção de emergência, minipílula, anticoncepcional injetável mensal e trimestral e diafragma, assim como preservativo feminino e masculino. Recentemente, o governo anunciou a oferta de DIU de Cobre em todas as maternidades brasileiras, o que inclui as adolescentes dentro desse público a ser precavido.