https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

A EVOLUÇÃO DO COVID-19

Linha do tempo: veja a evolução da covid-19 no mundo ao completar um ano
        30 de março, 2021

O dia 31 de dezembro marca  um aniversário em que não há nada para comemorar. Exatamente um ano antes, representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China foram formalmente informadas sobre o surto de uma nova e misteriosa doença na cidade de Wuhan. Os 12 meses seguintes seriam marcados, no mundo inteiro, por esse evento até então de pouca relevância.

A data marca o início oficial da cronologia da doença que, poucas semanas depois, seria declarada uma pandemia pela mesma OMS. Desde então, morreram cerca de 1,8 milhão de pessoas em razão do coronavírus, negócios foram à falência e a vida como se conhecia mudou radicalmente de rumo.

Nas últimas semanas, pelo menos, outra forma de contagem passou a dividir as atenções com a contabilidade das vítimas da covid-19: o universo de pessoas que já receberam alguma das vacinas já disponíveis. Veja, abaixo, alguns dos principais momentos da  história — curta, mas marcante — da covid-19 no mundo.

UM ANO DE PANDEMIA

Nesta quinta-feira (31), a pandemia de coronavírus completa um ano desde que a suspeita de uma nova forma de pneumonia foi informada a autoridades internacionais de saúde na China. Veja alguns dos principais marcos da evolução da doença, de seus impactos e da luta contra o novo vírus no Estado, no país e no resto do mundo.