Voltar Como contratar e reter novos talentos? Comitê Estadual de Gestão aborda assunto durante reunião

Como contratar e reter novos talentos? Comitê Estadual de Gestão aborda assunto durante reunião

Texto: Assessoria de Imprensa - Unimed Paraná
        23 de junho, 2023



As melhores práticas para contratar e reter talentos, bem como debates sobre as estratégias gerenciais, foram abordadas no 2º Comitê Estadual de Gestão, promovido no dia 16 de junho, pela Unimed Paraná. O evento, que aconteceu de maneira on-line, também apresentou aos presentes dois novos gerentes da cooperativa, além de alinhar informações sobre o novo piso nacional da Enfermagem.


Willians Dalpin e Antônio do Amaral Junior, os novos gerentes Administrativo  e de Desenvolvimento e Estratégia, respectivamente, foram apresentados oficialmente ao grupo. Em seguida, a coordenadora do Gestão de Pessoas Josiany Rolo abordou a importância de ter uma estratégia bem alinhada voltada à contratação e retenção de talentos no Sistema Unimed, investindo em uma equipe que carregue consigo valores e atitudes que realmente façam a diferença na rotina de trabalho.

Para aprofundar o debate, a pauta contou com a contribuição de Simone Turra, diretora-executiva da empresa 4Search, que abordou a necessidade de buscar a vantagem competitiva dentro dos negócios para se diferenciar da concorrência. Esse trabalho, conforme a profissional, é um desdobramento que inicia com a definição do plano estratégico da empresa, com a garantia de que cultura e estratégia organizacional estejam alinhadas para, então, definidir quais competências individuais e organizacionais são fundamentais no momento de encontrar novos colaboradores.

“As competências individuais são formadas, basicamente, pelo conhecimento, as habilidades, as atitudes e os valores do profissional. Contudo, nas empresas, a maioria dos recrutadores contratam com base somente nos conhecimentos e nas habilidades, e demitem por falta de aderência nas atitudes e valores”, reforçou Simone, ao questionar: “nas últimas demissões, quantos profissionais foram demitidos por falta de conhecimento? E quantos por terem atitudes inadequadas com a cultura da cooperativa?”.

Consequentemente, a retenção dos talentos também deve ser priorizada dentro de qualquer negócio. Afinal, além dos custos financeiros que envolvem demissões e recontratações desnecessárias, há, também, o custo emocional que atinge a equipe em que tais talentos estão inseridos. “Valorize seus colaboradores, faça da empresa um bom lugar para trabalhar e vá além do salário para manter bons profissionais no seu negócio”, disse. A profissional chamou a atenção dos participantes, também, para a importância de realizar um onboarding de qualidade, pois ele está diretamente ligado ao maior engajamento dos colaboradores e à redução da rotatividade.

Por fim e não menos importante estão as lideranças, que devem ser capacitadas para atuarem de maneira incisiva na criação e manutenção de um ambiente de alta performance, ajudando a construir esse sentimento de valorização individual que todos buscam.

Estratégias na Unimed

Após a apresentação, a coordenadora do Gestão de Pessoas Josiany Rolo abordou algumas ações estratégicas realizadas dentro da Unimed, bem como as dores enfrentadas pelas Singulares nesse processo de contratação e retenção. Foi realizada, recentemente, uma rodada de reuniões com as Unimeds para entender quais eram os principais desafios relacionados ao tema e, a partir dessa análise, estão sendo levantadas sugestões de ações, que posteriormente serão trabalhadas pela área.

Custo Assistencial

Em seguida, a analista Jessica Macedo, que atua no Núcleo de Inteligência e Informações em Saúde (NIIS), falou sobre a metodologia de análise dos custos assistenciais, realizada via ferramentas como o Qlik. A profissional reapresentou alguns painéis importantes e trouxe orientações sobre como realizar a leitura e análise correta de cada processo cadastrado.

Por fim, houve um debate sobre a aplicação do piso nacional de Enfermagem com o apoio de dois advogados convidados, que explicaram melhor a lei e como acontecerá a mudança salarial.