Voltar Como o NIIS pode ajudar no seu trabalho

Como o NIIS pode ajudar no seu trabalho

Núcleo de Inteligência da Unimed Paraná transforma dados em informações e conhecimento, contribuindo para a tomada de decisões
Texto: Assessoria de Imprensa - Unimed Paraná
        14 de outubro, 2022



O NIIS – Núcleo de Inteligência e Informações em Saúde da Unimed Paraná tem por missão disponibilizar à Federação e às Singulares uma fonte única de dados e informações que garanta a integridade e qualidade, proporcionando insights que se transformem em inteligência para a tomada de decisão.
A equipe, composta por 12 colaboradores, trabalham em oito frentes: integrações, DW (Data Warehouse), CRM (Customer relationship management) cooperado/secretária/contratos, análise de negócio, inteligência de negócio, inteligência artificial, mineração de processos e pesquisa aplicada.  
Segundo Jessica Fernandes de Macedo, analista responsável pelo setor a integração de dados busca, tomando de diferentes fontes, produzir informações importantes e proporcionar uma visão mais consistente acerca da organização.  “A integração promove o armazenamento e a apresentação padronizada e coerente de dados, tudo isso de maneira segura”, explica.

As integrações incluem: integração entre os sistemas de gestão dos prestadores com o Unicompras, entre os sistemas de gestão dos prestadores das Singulares com o DRG, do DW com o CRM, do sistema de gestão com o UpFlux, nas Unimeds que assim seja necessário e desejado.

O especialista da área Marcelo Dallagassa, com a Jessica, no mês de setembro apresentou ao grupo do Comitê de Gestão Estadual, alguns conceitos importantes tratados no NIIS para que ficasse mais claro os serviços que o Núcleo presta à Federação e às Singulares e também o que ainda pode ser pedido. O DW como é de conhecimento da maioria, é um banco com capacidade de armazenar e organizar um grande volume de dados, responsável por criar, ordenar e disponibilizar informações por meio de históricos. O que viabiliza o processamento dessa base na hora da tomada de decisão. O que de outro modo seria inviável.

Dessa maneira, o DW permite: Visão Produção, Visão Usuários, Visão Receita, Visão Serviços, Visão Prestadores, Visão Contratantes, Manutenção dos servidores DW e Qlik e Gestão de acessos, renovações e compras de licenças Qlik.

Uma novidade implementada foi o CRM contratos (2016) /cooperado (2017) /secretária (2019) / “Ele consiste em um sistema de gestão de relacionamento, constituído por um conjunto de processos organizados e integrados num modelo de práticas, estratégias de negócio e tecnologias, permitindo aos usuários acessar esses dados e entender cada ponto de contato, criando uma base que otimiza o processo de engajamento, que estabelece relacionamentos sólidos e constrói fidelidade”, argumento Jessica.

Com toda essa manipulação de dados, o setor contribui para análise de negócios focando na experiência do solicitante (Federação ou Singular) com a entrega a ser realizada. “Desenvolvemos análises dos dados/predições/projeções e efetuamos a disponibilização em forma de apresentação", conta Dallagassa.

Isso incluem análise financeira dos programas, análises sobre custos assistenciais, cálculos de custos evitados, extrações de dados para análises e projeções em séries temporais no planejamento orçamentário. Tudo isso permite-nos inteligência de negócio: construção de painéis estratégicos (dashboards) ou análises detalhadas que auxiliam os líderes de negócio a tomadas de decisões, utilizando o storytelling como ferramenta.

Só nos últimos dois anos foram desenvolvidos muitos trabalhos do setor nessa área. Entre eles: Modelo Gerencial, Modelo de Intercâmbio, Modelo Auditoria, Modelo Especialidades, Modelo Estratégico de Liberações e Contas, Painel COVID, Modelo de Gestão de Rede, Projeto Data Mining Geoespacial, além da gestão dos servidores Qlik e gestão de licenças de usuários da Federação e Singulares. Locais pelos quais, o material desenvolvido pelo NIIS pode ser acessado.

Isso não é tudo.  O NIIS também atua na mineração de processos, “descobrindo, monitorando, melhorando e automatizando processos reais, extraindo conhecimentos de eventos disponíveis em diversos sistemas de informação. Alguns exemplos são: Auditoria Retrospectiva, Auditoria de Liberações, Plataforma ATS (Avaliação de Tecnologia em Saúde), Jornada do Paciente – Monitoramento GEAS, Jornada do Paciente – Elegibilidade e Jornada do Paciente – Gestão Baseada em Valor.

Um dos grandes diferenciais do NIIS é o uso da pesquisa científica para aplicação direta em soluções e produtos voltados a atender às necessidades de informações estratégicas das operadoras do Sistema Unimed Paraná.  Isso tem resultado em várias ações, entre elas, a organização e coordenação técnica do E-Saúde (Organização e Coordenação Técnica) e publicações e participações em congressos. “O NIIS está à disposição para ajudar no que for preciso em relação à análises informacionais”, reforçam Jessica e Dallagassa.

Veja abaixo a equipe do NIIS:

Marcelo Rosano Dallagassa
 
Jessica Fernandes de Macedo
 
Arthur Quirino de Sousa Neto
 
Rodrigo Ruaro
 
Rafaela Raganham Landarim
 
Bruno Ferreira Lopes
 
Carlos Leão
 
Anny Lis Bueno Warpechoski
 
Karina Chaves da Silva
 
Marilson Mendes dos Santos
 
Henrique Drews Forte
 
Luidi de Andrade Soares