Voltar Data Lake e projetos futuros são apresentados a integrantes do Grupo Estadual de Analytics

Data Lake e projetos futuros são apresentados a integrantes do Grupo Estadual de Analytics

Texto: Assessoria de Imprensa - Unimed Paraná
        27 de janeiro, 2022

O Grupo Estadual de Analytics da Unimed Paraná se reuniu na última segunda-feira (24) para o detalhamento sobre o projeto Data Lake – que é um repositório que centraliza e armazena todos os tipos de dados gerados pela instituição – e também para entender quais os trabalhos futuros do grupo.

O encontro, que ocorreu de forma on-line, foi aberto pelo diretor de Inovação e Desenvolvimento, William Procópio dos Santos, enfatizando a importância estratégica dessa ferramenta e a possibilidade de replicação dessa experiência para as Singulares do estado.

Em seguida, Marcelo Dallagassa, especialista do Núcleo de Inteligência e Informação da Federação, iniciou a apresentação do projeto, explicando as etapas já executadas e a estrutura do repositório – que tem também a possibilidade de depositar, ainda em estado bruto, sem o processamento e análise, documentos em formatos originais, tais como PDF’s, áudios, e-mails, entre outros. “Dentro disso, a gente também tem a possibilidade de buscar, por meio de um search (pesquisador), essas informações”, complementou Dallagassa sobre o projeto, que foi aprovado em 2020 e estruturado no ano passado.

Além disso, o especialista demonstrou quais foram as implementações durante o ano de 2021, mostrando, inclusive, que o projeto foi todo estruturado já pensando na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – que regulamenta o uso e o tratamento de dados pessoais sensíveis.

Em seguida, a analista do Núcleo de Inteligência e Informação, Rafaela Raganham, demonstrou como vai funcionar a aplicação, especialmente na visão do usuário. Durante a apresentação, Rafaela explicou quais as ferramentas já disponíveis no Data Lake que foram desenvolvidas. “Essa estrutura que temos hoje, basicamente, nos possibilita ter a gestão das informações, a extração e a disponibilização, através da ferramenta Data Lake da Unimed Paraná”, comentou.

Por fim, a coordenadora do Grupo Estadual de Analytics, Teresa Gurgel, apresentou quais serão os próximos passos e como será a condução dos projetos futuros do grupo, especialmente na implantação do projeto dentro das Singulares – entendendo a preocupação de aplicar o projeto dentro da realidade de cada cooperativa do estado.