Voltar Tipos de auditoria: diferentes perspectivas, um mesmo propósito

Tipos de auditoria: diferentes perspectivas, um mesmo propósito

Texto: Assessoria de Imprensa - Unimed Paraná
        09 de maio, 2025
Foto: Ilustração


A auditoria interna pode até ser a protagonista do mês de maio, mas ela não está sozinha quando o assunto é garantir transparência, integridade e eficiência dentro de uma organização. Existem diversos tipos de auditoria – como a externa, a da qualidade e outras mais específicas – que, embora tenham focos distintos, atuam de forma complementar para fortalecer a governança institucional.

De acordo com Mariele Frohner, auditora interna da Unimed Paraná, entender essas diferenças é essencial para reconhecer a contribuição singular de cada uma. “A auditoria interna é uma atividade permanente, com foco em avaliar processos, controles e conformidade regulatória da organização como um todo. Já a auditoria externa tem como principal objetivo emitir uma opinião imparcial sobre demonstrações financeiras, garantindo a conformidade com normas regulatórias, sendo realizada por uma empresa independente e contratada para esse fim”, explica. No caso da auditoria da qualidade, a atividade é voltada para garantir que produtos e serviços estejam de acordo com normas técnicas e padrões estabelecidos, como os da ISO.

Além dessas, Mariele também destaca as chamadas auditorias específicas, como as auditorias retrospectivas e prospectivas – muito presentes na área da saúde – e outras voltadas para áreas como TI, tributos ou atuarial. “Cada uma tem seu escopo e sua periodicidade. O importante é que todas compartilham o compromisso com a melhoria contínua e a conformidade”, afirma.

Para que o trabalho da auditoria interna se destaque, a auditora reforça a importância de práticas como o acesso irrestrito às informações e a manutenção da autonomia técnica. “A auditoria precisa ter espaço adequado, recursos suficientes e ligação direta com os conselhos e comitês, sempre mantendo a independência”, reforça.

Maio: mês da conscientização da auditoria

Foto: Divulgação/IIA

Nesta sexta-feira, dia 9, e na próxima quinta-feira, dia 15 de maio, haverá dois encontros especiais com o tema “A importância da auditoria interna – governança, riscos e valor estratégico”. As palestras serão on-line e estão abertas a colaboradores e gestores do Sistema Unimed Paraná, com a participação de Eloir Joakinson Junior. Para assistir, acesse aqui!

Para a auditora da Federação, celebrar o Mês Internacional de Conscientização da Auditoria Interna é essencial e estratégico. “A auditoria interna não é ‘fiscalizadora’, mas parceira na construção de uma cooperativa mais segura, eficiente e ética. Esse momento ajuda a reforçar que o objetivo principal é prevenir riscos, promover melhorias nos processos e garantir a conformidade”, conclui Mariele.

#IIMAY e IIABrasil