Voltar Comitê Estadual de Gestão Mercadológica reúne lideranças para dois dias de debates e imersão estratégica no Grupo Madero

Comitê Estadual de Gestão Mercadológica reúne lideranças para dois dias de debates e imersão estratégica no Grupo Madero

Texto: Assessoria de Imprensa - Unimed Paraná
05 de dezembro, 2025

O Comitê Estadual de Gestão Mercadológica ocorreu nos dias 25 e 26 de novembro e reuniu equipes das Unimeds paranaenses em dois momentos complementares de reflexão: análise de mercado e benchmarking.

A abertura do encontro foi conduzida por Durval Francisco dos Santos Filho, diretor de Mercado e Intercâmbio da Federação, que contextualizou a importância estratégica do momento vivido pela saúde suplementar no Paraná. Em sua fala, destacou que o desafio atual vai além da leitura de números e indicadores: trata-se de compreender a profundidade das transformações em curso no setor e de construir, de forma cooperada, caminhos competitivos e sustentáveis para o Sistema Unimed. Reforçou que, embora o sistema mantenha posição de liderança no estado, o mercado passa por mudanças rápidas e intensas, colocando as cooperativas em uma verdadeira encruzilhada estratégica. Segundo ele, é fundamental escolher o caminho da adaptação inteligente e coordenada para preservar relevância e competitividade nos próximos anos.

Na sequência da abertura, o professor Eduardo Damião da Silva, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, iniciou sua apresentação introduzindo os conceitos essenciais de estratégia e sua aplicação ao modelo cooperativista. Trouxe reflexões sobre competitividade, posicionamento e tomada de decisão em ambientes de mudança.

Na sequência, o coordenador do Núcleo de Apoio Mercadológico (NAM) da Federação Paraná, Paulo Henrique de Carvalho, apresentou dados consolidados da saúde suplementar dos últimos três anos, destacando as movimentações do mercado, o comportamento das principais operadoras e os impactos diretos no market share do sistema Unimed no Paraná.

Com base nesse diagnóstico, Damião retomou a palavra para aprofundar os impactos estratégicos desse cenário, discutir tendências futuras e orientar como esses movimentos devem influenciar o planejamento das cooperativas. Entre os temas abordados, destacou-se o envelhecimento da população, a necessidade de adaptação contínua e a importância da leitura sistêmica do ambiente competitivo.

O primeiro dia encerrou com um momento de descontração e integração entre os participantes, fortalecendo o relacionamento entre as equipes.

No segundo dia, a comitiva realizou uma visita técnica ao Grupo Madero, referência de qualidade no setor de alimentos, onde foi recebida pelo vice-presidente Rafael Mello. A equipe conheceu a história da empresa, suas práticas de gestão, modelos de expansão, processos produtivos e mecanismos de eficiência operacional. A imersão trouxe diversos insights em liderança, cultura organizacional e governança de processos, reforçando a busca por boas práticas aplicáveis ao sistema cooperativista.

O conjunto das atividades reforçou a importância de ampliar repertório, promover integração e compartilhar referências de mercado para fortalecer a atuação das Unimeds no estado.