Guia Médico

Encontre um médico e outros recursos da Unimed,
sempre perto de você
Responsive Image

Conheça nosso Canal do Youtube

Notícias

Voltar Central de Processamento de Roupas do HUC é referência no Agreste

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Central de Processamento de Roupas do HUC é referência no Agreste

Texto: Jailma Barbosa
        11 de julho, 2022
Uma tonelada de roupas passa diariamente pela Central de Processamento de Roupas do Hospital da Unimed Caruaru. Funcionando 24h por dia, o setor, que é essencial dentro do contexto hospitalar, opera prezando pela excelência em limpeza e branqueamento, com controle sanitário de cada item processado.



Na dinâmica da operação do setor, existem duas salas para o processo. Em uma delas, o enxoval hospitalar é colocado em grandes lavadoras extratoras, que recebem aditivos químicos para retirar a sujidade sem desgastar o material. Sem contato manual, a lavagem é monitorada por computador e após o ciclo encerrado, o material lavado é mecanicamente enviado para outra área, ainda dentro da lavadora, e retirado pela equipe técnica que fica na sala seguinte.

O Dr. em Química, Manoel Andrade, monitora todas as fórmulas usadas na lavagem das roupas e o funcionamento de cada maquinário. “Mesmo sendo um processo totalmente tecnológico, nada foge da avaliação criteriosa para que os enxovais e roupas sigam os parâmetros de limpeza exigidos por lei e mantenham o padrão interno também”, conta o químico.
Tudo isso sem deixar as questões econômicas de lado. Nesse sentido, um dos grandes parceiros é a empresa Set Sistema, que há 10 anos fornece matérias que ajudam a entrega da Central com custo-benefício amplamente reconhecido.

Para se ter ideia da potência da Central de Processamento de Roupas do HUC, ela é habilitada inclusive para processar roupas de hotel, conforme indica Manual da Anvisa. As centrais de caráter hospitalar podem lavar esse tipo de roupas porque ele também é considerado enxoval hospitalar. Do ponto de vista químico – biológico é a mesma sujidade. “Na região Agreste, o Hospital Unimed Caruaru é o único da rede privada a possuir uma lavanderia própria e desse porte, que chega até a vender serviços para cooperados e credenciados. Funcionamos há 14 anos e temos projetos a serem implantados que vão reforçar ainda mais o nosso padrão de qualidade e nosso compromisso com o meio-ambiente”, reforça Pedro Barros- Gerente de Hotelaria do HUC.