Guia Médico

Encontre um médico e outros recursos da Unimed,
sempre perto de você
Responsive Image

Conheça nosso Canal do Youtube

Notícias

Voltar Hospital Unimed Caruaru realiza neurocirurgia sem corte inédita no Agreste

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Hospital Unimed Caruaru realiza neurocirurgia sem corte inédita no Agreste

Neurocirurgiões retiraram tumor de base de crânio de paciente por meio de procedimento minimamente invasivo
Texto: Jailma Barbosa- Assessora de Imprensa
        16 de setembro, 2022
Quando se pensa em cirurgia no crânio, o método convencional é aquele no qual é preciso abrir o local de um canto a outro. O que traz para o paciente não só um trauma físico visível, mas também uma demorada e dolorosa recuperação. No entanto, a abordagem da neurocirurgia, apesar de extremamente complexa, tem atravessado evoluções necessárias permitindo que procedimentos diversos passem a ser feitos de maneira revolucionária. E, antenados às novas possibilidades, os neurolociurgiões do Hospital Unimed Caruaru- HUC, conquistaram algo inédito: Fizeram a primeira Cirurgia de Hipófise por Endoscopia Transesfenoidal do Agreste de Pernambuco.

Os médicos removeram um tumor no crânio de um paciente, sem cortes, utilizando a dimensão da tecnologia e planejamento de uma equipe multidisciplinar totalmente preparada liderada pelos neurocirurgiões Dr. Felipe Fernandes, Dr. Erton César e Dr. Thiago Rofrigues.

Localizada no centro do crânio, dentro de uma estrutura óssea, a Hipófise é uma glândula responsável por produzir hormônios regulando assim outras glândulas. De acordo com Dr. Felipe Fernandes, a área é extremamente delicada e a realização de uma cirurgia nela sem necessidade de abrir o crânio é um avanço para a neurocirurgia no interior do Estado que, conta agora com uma técnica moderna, viável e que possibilita a redução de traumas para os pacientes.

A Cirurgia transesfenoidal é feita por meio de incisão dentro do nariz, retirando-se um pedaço da mucosa e do osso. Essa via minimamente invasiva permite menos complicações pós-operatórias.

“Imagine um tumor em uma das regiões mais difíceis do cérebro, onde, há poucos anos, precisaríamos abrir a cabeça de canto a canto. A incisão era muito grande e, em algumas vezes, o paciente ficava com sequela por causa da manipulação do cérebro que precisaria ser feita para chegar ao tumor. Através da cirurgia que a gente faz hoje pelo nariz, de forma minimamente invasiva, sem nenhum corte visível ao paciente, em poucos dias, ele vai pra casa”, frisa Dr. Felipe.

O procedimento marca uma nova era em neurocirurgias nesta região do Agreste, visto que, os procedimentos já eram uma realidade da capital pernambucana, mas ainda um sonho para os pacientes locais.

“Realizamos a primeira cirurgia endoscópica de retirada de um tumor de base de crânio, talvez uma das cirurgias mais delicadas que a neurocirurgia tem. Tecnologicamente a gente precisa de muitos avanços para chegar nesse nível. E ficamos muito felizes com o suporte que a Unimed nos deu, materiais necessários, investimentos e confiança na nossa equipe. Logramos muito sucesso com esse caso. Paciente recebeu alta da enfermaria poucos dias depois”, comemora Dr. Felipe Fernandes.