Guia Médico

Encontre um médico e outros recursos da Unimed,
sempre perto de você

Seja Unimed

Vantagens de ser Unimed Caruaru

Encontre o plano certo para o seu perfil
Ícone
Mais de 400 médicos para várias especialidades

Ícone
Ampla rede própria, além de hospitais e clínicas credenciadas

Ícone
Planos moldados de acordo com a sua necessidade

Conheça nosso Canal do Youtube

Notícias

Voltar Inclusão no Mercado de Trabalho: Conheça um setor na Unimed Caruaru onde os PCD’s são referência em liderança e produtividade

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Inclusão no Mercado de Trabalho: Conheça um setor na Unimed Caruaru onde os PCD’s são referência em liderança e produtividade

O companheirismo dos colegas de trabalho gera um setor totalmente integrado e muito alinhado onde, a maioria, já aprendeu a se comunicar em Libras
Texto: Jailma Barbosa- Assessora de Imprensa
        11 de maio, 2023
Imagine um ambiente de trabalho onde quem tem limitações na fala é responsável pela logística, quem não tem a visão plena, atua na conferência do material e quem apresenta dificuldades motoras, está na ativa no estoque de produtos. Esses personagens são reais e trabalham na Unimed Caruaru.
Na Central de Suprimentos, setor que abastece todo o hospital, postos de atendimentos e laboratórios da cooperativa médica, 16 profissionais são PCD’s (Pessoas Com Deficiência).  Eles encaram uma rotina cheia de responsabilidades e se destacam pela excelência na entrega.

Prova disso, é Adalberto Ferreira, que é surdo e foi o primeiro PCD a abrir espaço para um novo jeito de convivência entre os profissionais do setor. Ensinou a linguagem de sinais aos colegas, mostrou perspicácia e dinamismo e já recebeu inúmeras promoções de cargo. Está há nove anos na cooperativa e, hoje é responsável pela central de notas fiscais, o coração contábil da empresa.


“Eu sou surdo e, dentro do trabalho, eu consigo ensinar minha língua aos meus colegas. Isso gera a união.Na Unimed existe a inclusão de verdade, eu me sinto bem. Estou em desenvolvimento constante e acredito que sou capaz. O surdo é capaz. A libra é valorizada aqui dentro na nossa comunicação, então, me sinto muito feliz em ser referência aqui no hospital”, testemunha Adalberto.


O companheirismo dos colegas de trabalho gera um setor totalmente integrado e muito alinhado. A maioria já aprendeu a se comunicar em Libras e nenhum funcionário com deficiência sente dificuldades na interação. Eles, aliás, dominam com maestria suas atribuições. Tanto que, na dispensa da Nutrição do Hospital Unimed Caruaru, todos os colaboradores são surdos e fazem parte de um processo essencial para a demanda diária. A cooperativa também investiu em tecnologia para que a rotina seja cada dia mais ágil para ambos.


E, pelos corredores da Unimed, tem ainda a Jade Brainer, que só tem visão por um olho e trabalha na conferência de etiquetas, e Jordi, que tem deficiência em uma perna, mas está sempre andando de um lado para o outro levando medicamentos.


Tudo isso só é possível porque há investimento nas potencialidades individuais de cada um deles. De acordo com Hugo Neves- Gerente da Central de Suprimentos, os colaboradores passam pelo Programa de Educação Continuada Permanente, que os capacita com treinamentos para qualificação, produção e eficácia.


“Um ponto a se destacar é que o PCD é inserido com condições de serem responsáveis e chegarem a cargos de lideranças. 38% do nosso quadro na Central é PCD e desenvolvem tudo com muita produtividade. Tudo que eles precisam é uma oportunidade, um tratamento igual, e, quando isso acontece, eles se dedicam e dão um retorno extraordinário”, pontua Hugo Neves.


De maneira geral, a cooperativa médica tem 64 trabalhadores PCD’s: 16 auditivos, 37 físicos e 11 visuais. Helmar Fernandes- Gerente de Gente e Gestão, explica que a inclusão vai além da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (8.213/91),que obriga as empresas a contratarem esses profissionais. É preciso viabilizar condições dignas, treinamentos e promover equidade.


“Nós temos um processo seletivo específico para esse profissional e a gente garante que, ao entrar na empresa, ele vai ter a condição de crescer nela como qualquer colaborador”, afirma o gestor.
O comprometimento gera uma empresa cada dia mais empenhada em dar oportunidade e igualdade. Tudo que o PCD precisa é de oportunidade para desbravar o mercado de trabalho e fazer todos ao seu redor enxergarem a vida sem limitações.

Matéria: Jailma Barbosa- Assessoria de Imprensa Unimed Caruaru