Guia Médico

Encontre um médico e outros recursos da Unimed,
sempre perto de você

Seja Unimed

Vantagens de ser Unimed Caruaru

Encontre o plano certo para o seu perfil
Ícone
Mais de 400 médicos para várias especialidades

Ícone
Ampla rede própria, além de hospitais e clínicas credenciadas

Ícone
Planos moldados de acordo com a sua necessidade

Conheça nosso Canal do Youtube

Notícias

Voltar UNIMED CARUARU alinha Inteligência Artificial e Medicina Preventiva para detecção e tratamento precoce de Câncer de Pulmão

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

UNIMED CARUARU alinha Inteligência Artificial e Medicina Preventiva para detecção e tratamento precoce de Câncer de Pulmão

Com a intervenção da equipe preventiva, o diagnóstico precoce nesta fase proporcionou tratamento cirúrgico de caráter curativo
Texto: Jailma Barbosa- Assessora da Imprensa
        05 de junho, 2023
Seguindo a tendência de inovação digital e antenada às necessidades da nova era, a Unimed Caruaru criou o “Projeto Pulmão”, um programa de rastreio do paciente oncológico através de tecnologia. Por meio de Inteligência Artificial (IA), é feito um monitoramento virtual que possibilita a equipe médica trabalhar de maneira preventiva e alcançar resultados inéditos para a saúde em todo o país. 

A empresa inova ao implantar desde 2020 no Hospital Unimed Caruaru-HUC, a Inteligência Artificial para diagnóstico de imagem que garante soluções da prevenção ao tratamento. De acordo com monitoramento da Viziomed AI Health Solutions, plataforma de IA de renome internacional, a empresa foi pioneira no país.

O processo começa no HUC, através da utilização do banco de dados do Centro de Imagem pelo setor da Medicina Preventiva em conjunto com a Oncologia para rastrear os pacientes e oferecer um diagnóstico precoce e linha de cuidado que envolve todos os níveis de assistência.


E foi com essa tecnologia instalada que os profissionais conseguiram detectar de forma precoce, câncer de pulmão em estágio inicial e assintomático em uma paciente. Com a intervenção da equipe preventiva, o diagnóstico precoce nesta fase proporcionou tratamento cirúrgico de caráter curativo, e, embora a paciente ainda vá permanecer em acompanhamento, não haverá necessidade de complementar o tratamento com quimioterapia.


A protagonista desta história é Dona Maria Braz, de 70 anos. Tudo foi possível a partir do momento em que ela realizou exames de Raio-X de pulmões no HUC. Os dados ficaram armazenados e a Inteligência Artificial da Unimed Caruaru, no rastreio de rotina, detectou algo errado, emitiu o alerta ao corpo clínico, acionando a equipe de Medicina Preventiva. A coordenadora do programa, Renata Laurentino, conta que, por sua vez, a equipe estabeleceu o contato com a paciente e a trouxe para exames mais detalhados.


“Sempre que um paciente tem alguma alteração característica de uma provável neoplasia essa imagem é enviada à Medicina Preventiva. A enfermeira de monitoramento averigua as informações do paciente e o médico também verifica a imagem para que possamos captá-la por meio de ligação telefônica. A enfermeira entra em contato convidando a uma consulta com o médico do programa e, a partir daí, ela entra na linha de cuidado da equipe. O paciente terá alta caso não seja diagnosticado nenhum tipo de neoplasia”, explica Renata.


E esse foi o roteiro da história de sucesso de Dona Maria Braz, que se tornou a primeira paciente a ser rastreada com esse tipo de neoplasia no Projeto Pulmão. Quando a doença estava em estágio inicial e assintomática, aumentando consideravelmente as chances de cura.


“Eu não sentia nada, não tinha problema nenhum. Foi descoberto assim, inesperado, e, de repente, eu estou com nódulo no pulmão. Em oito dias foi resolvido,” conta perplexa.

A paciente teve um Adenocarcinoma (tumor maligno), porém tratamento foi apenas cirúrgico, não necessitando até o momento de quimioterapia e/ou radioterapia, como conta o médico do programa, Dr. Selem Brandão.

“A gente conseguiu detectar no Raio-X uma suspeição de nódulo de menos de 2 cm. Veja: Uma paciente sem nenhum sintoma, recebe um telefonema informando que se rastreou uma possibilidade de câncer de pulmão . Um exame que estava num banco de dados e que não serviria mais pra nada. E, esse exame, foi nosso start para acolhê-la de forma precoce e submetê-la a ofertar um tratamento de potencial curativo”, garante o médico.

Nestes dois anos, são milhares de Raios-x armazenados no banco de dados da IA de pacientes que deram entrada na urgência do Hospital Unimed Caruaru analisados em busca de nódulos suspeitos.

SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICAL


A plataforma de Inteligência Artificial para diagnóstico de imagem usada pelo HUC é a Viziomed. De acordo com a Healthtech, através dela, exames de imagem são armazenados no PACS, sistema de comunicação e arquivamento de imagem. O BOT da plataforma as recolhe, oculta as informações do paciente antes de enviar para a apreciação (respeitando a LGPD- Lei Geral de Proteção de Dados), e a Inteligência Artificial faz a análise, gera o relatório e retorna as informações para o BOT, que as encaminha de volta para o PACS com o pré-laudo automático.


Além disso, a IA envia ao médico responsável um alerta via e-mail e Telegram sobre diagnósticos de urgência, para que, dessa forma, o atendimento seja realizado com celeridade. Automaticamente, o paciente de urgência também vai para o topo da lista de prioridade no PACS, facilitando o acesso de diagnóstico por toda equipe médica.


E todo esse processo acontece em milésimos de segundos, pois se trata das soluções inteligentes mais respeitadas do mundo, de acordo com Daniel Moraes Júnior-Gerente de Tecnologia da Informação que está sempre atento aos avanços da tecnologia para que o HUC possa tornar-se cada vez mais um Hospital integrado com as melhores práticas globais do setor.


“Pioneirismo e Vanguarda, eu diria que são duas das principais características que marcam a Unimed Caruaru. Segunda-feira, 25 julho de 2022, amanhecemos com a grata notícia que a parceria com a VIZIOMED, para uso da Inteligência Artificial aplicada a exames de Raio-X durante a pandemia COVID-19 e ampliada para o auxílio ao diagnóstico precoce de Câncer de Pulmão e outros achados, qualifica a Unimed Caruaru através de duas de suas unidades de rede própria de serviços, o Hospital Unimed Caruaru e a Unidade de Oncologia, com um trabalho pioneiro de programa de navegação do paciente oncológico, desde o achado precoce com inteligência artificial nos exames de imagem até o tratamento”, relembra o gerente.


Ainda segundo Moraes, “a Unimed Caruaru investe em tecnologia, reafirmando seu compromisso em ser referência com sua rede própria de serviços, totalmente digital, avançada na adoção de ferramentas informatizadas, utilizando a tecnologia da informação para ganhar eficiência operacional, melhor qualidade assistencial e trazendo maior segurança para o paciente”, garante.


Dra. Roberta Trigueiro- Diretora de Recursos Próprios, entusiasta da tecnologia, visa que o Hospital Unimed Caruaru caminha para se tornar cada vez mais digital.

“Através da adoção de ferramentas informatizadas, a Unimed Caruaru ganha eficiência operacional, melhora a qualidade assistencial e garante maior segurança do paciente. Inovação e tecnologia de ponta, proporcionam aos beneficiários e aos médicos Cooperados, soluções que integram prevenção e cuidado coordenado em todos os níveis de assistência para os nossos clientes”, comemora a diretora.

E vem mais novidades por aí. Além do Projeto Pulmão, nos próximos dias, a Unimed Caruaru pretende implantar a Inteligência Artificial também para rastreamento de câncer de mama através da mamografia.