Guia Médico

Encontre um médico e outros recursos da Unimed,
sempre perto de você

Seja Unimed

Vantagens de ser Unimed Caruaru

Encontre o plano certo para o seu perfil
Ícone
Mais de 400 médicos para várias especialidades

Ícone
Ampla rede própria, além de hospitais e clínicas credenciadas

Ícone
Planos moldados de acordo com a sua necessidade

Conheça nosso Canal do Youtube

Notícias

Voltar Unimed Caruaru realiza Curso em ATLS para médicos

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed Caruaru realiza Curso em ATLS para médicos

Estiveram em treinamento 12 profissionais que atuam no Hospital Unimed Caruaru em diversas especialidades
        29 de maio, 2023
Com a proposta de treinar, capacitar e revisar os conhecimentos de urgência intra-hospitalar dos médicos que, normalmente, trabalham na emergência do hospital, nos dias 26 e 27 de Maio, cooperados da Unimed Caruaru participaram do curso de atualização em ATLS – Advanced Trauma Life Support (Suporte de Vida Avançado ao Trauma), em parceria com o NFC (Núcleo de Formação Cooperativista) e o SESCOOP–PE.

Estiveram em treinamento 12 profissionais que atuam no Hospital Unimed Caruaru em diversas especialidades, como: ortopedia, cirurgia geral, medicina da família, clínica médica, ginecologia e obstetrícia.

A parte teórica da formação trouxe para os médicos um panorama geral para identificar com precisão o trauma. Um processo que se inicia desde o recebimento do paciente intra-hospitalar, avaliação condições graves ou leves, até as medidas a serem tomadas. Depois de toda a fundamentação e discussões sobre a importância desse protocolo, entrou em cena a parte prática. Que possibilitou aprimorar a conduta dentro dos critérios trazidos no protocolo., como explica João Paulo Casado - Coordenador do Curso:

“O Curso de ATLS é importante para que a gente possa implementar esse protocolo na porta de urgência para que os médicos consigam falar a mesma língua e fazer mesmo atendimento seqüencial. E, assim, facilitar a interação entre os profissionais e equipe de comunicação de círculo fechado em um diálogo único. Ele ensina a seguir uma sequência de acolhimento que viabilize o atendimento mais rápido e aumente as chances de vida”, reforça.

O coordenador explica ainda que, como parte dessa comunicação assertiva e desse atendimento de excelência foi desenvolvida uma dinâmica bem estratégica.

“Os médicos aprendem, dentro do curso, a abordar o paciente grave e o avaliar numa sequência chamada de ABCDE, na qual vão avaliar controle cervical, abertura de vias aéreas, respiração, circulação, neurológico do paciente e exposição. E, dentro deste mnemônico, existe uma série de passos a fazer. Por exemplo: quando devo pedir exame de imagem, quando devo coletar sangue, quais são os sintomas das suspeitas de uma lesão torácica, entre outros, que evitam esse paciente agravar pela inexperiência de quem está na porta do hospital”, conclui.

Idealizado e creditado pelo American College of Surgeons (ACS), cuja certificação é válida por 4 anos, o curso valida aos médicos a competência para dar atendimento qualificado de forma eficaz para que o paciente possa ser atendido mais rapidamente diminuindo as comorbidades e  aumentando as chances e a qualidade de vida no pós – traumático.