Faça sua busca aqui
-
Acesso as áreas do beneficiário, colaborador, cooperado e credenciado
Confira as vagas disponíveis
Reajustes, tabelas de franquia, Central Fale Conosco e muito mais!
Portal do Colaborador, folha de pagamento, espelho de ponto e muito mais!
Espaço exclusivo destinado aos cooperados Unimed Caruaru
.
Please enter a valid video URL.
The URL can point to any video file or a Youtube video.
Ver todas as notícias
Voltar Unimed Caruaru usa IA para salvar vidas com diagnóstico precoce de câncer de pulmão
A Unimed Caruaru foi pioneira no Brasil ao implantar, no Hospital Unimed Caruaru (HUC), durante a pandemia, a Inteligência Artificial para diagnóstico de imagem que vai da prevenção ao tratamento. A partir daí, nasceu o “Projeto Pulmão”, um programa de rastreio do paciente oncológico através dessa tecnologia. Por meio dele, é feito um monitoramento virtual que possibilita a equipe médica trabalhar de maneira preventiva, chegando assim a alcançar resultados inéditos para a saúde em todo o país.
Com a tecnologia instalada, a Unimed conseguiu detectar, de forma precoce, um câncer de pulmão em uma paciente, de modo que, antes que ele se desenvolvesse, a IA mostrou que ela seria acometida pela neoplasia, caso não realizasse uma cirurgia. Com a intervenção da equipe preventiva, a paciente realizou os exames, fez a cirurgia e, hoje, está livre do que seria um câncer no futuro.
A protagonista desta história é Dona Maria Braz, de 70 anos. Com suspeita de covid, ela procurou atendimento no HUC e passou pelo Raio-X de tórax. O que não imaginava era que ela se tornaria, a partir dali, personagem principal de uma história que demonstra o avanço da tecnologia no Agreste Pernambucano.
Acontece que, nos bastidores da ciência, a tecnologia estava pronta para ir além na leitura dos exames que passam pelos modernos equipamentos do hospital. Todos os pacientes que se submeteram aos exames de radiologia do HUC na pandemia tiveram as imagens geradas avaliadas pelo Projeto Pulmão. O banco de dados do hospital foi utilizado pelo setor da Medicina Preventiva em conjunto com a Oncologia para rastrear os pacientes e oferecer um diagnóstico precoce e linha de cuidado que envolve todos os níveis de assistência.
Dona Maria estava no lugar certo na hora certa. A tecnologia possibilitou que os profissionais conseguissem detectar de forma precoce, um câncer de pulmão em estágio inicial e assintomático na paciente.
Dona Maria Braz- Primeira paciente do HUC a ter diagnóstico precoce de câncer por meio de IA.
“Eu não sentia nada, não tinha problema nenhum. Foi descoberto assim, inesperado! E, de repente, eu estou com nódulo no pulmão”, relatou Dona Maria, que complementou: “ Em oito dias, foi resolvido,” conta perplexa e aliviada.
Para se ter idéia, caso o exame não tivesse sido monitorado por IA, esse diagnóstico só seria revelado quando o câncer já apresentasse desenvolvimento no organismo da paciente, comprometendo o tratamento e a chance de cura.
O processo aconteceu do seguinte modo: Os dados do exame de Raio- X ficaram armazenados no banco de dados do Centro de Imagem do HUC e a IA detectou algo errado na imagem. Com isso, emitiu o alerta ao corpo clínico, acionando a equipe de Medicina Preventiva que estabeleceu o contato com a paciente e a trouxe para exames mais detalhados.
“Sempre que um paciente tem alguma alteração característica de uma provável neoplasia, essa imagem é enviada à Medicina Preventiva. A enfermeira de monitoramento averigua as informações do paciente e o médico também verifica a imagem para depois captarmos o paciente por meio de ligação telefônica. A enfermeira entra em contato convidando-o a uma consulta com o médico do programa e, a partir daí, ela entra na linha de cuidado da equipe. O paciente terá alta caso não seja diagnosticado nenhum tipo de neoplasia”, explica Renata Laurentino, coordenadora da Medicina Preventiva.
O médico oncologista Dr. Selem Brandão Asmar, que acompanhou Dona Maria, destaca que foi a primeira vez que ele se deparou com uma tecnologia tão avançada, capaz de detectar um câncer antes mesmo de apresentar sintomas.
“A gente conseguiu detectar no Raio-X uma suspeição de nódulo de menos de 2 cm. Veja: Uma paciente sem nenhum sintoma, recebe um telefonema informando que se rastreou uma possibilidade de câncer de pulmão . Um exame que estava num banco de dados e que não serviria mais pra nada. E, esse exame, foi nosso start para acolhê-la de forma precoce e submetê-la a ofertar um tratamento de potencial curativo”, garante o médico.
Dona Maria Braz e Dr. Selem Brandão em dia de consulta.
Ainda de acordo com o oncologista, a paciente teve um Adenocarcinoma (tumor maligno), cujo tratamento foi apenas cirúrgico, não necessitando até o momento de quimioterapia e/ou radioterapia. Com a intervenção da equipe preventiva, o diagnóstico precoce nesta fase proporcionou tratamento de caráter curativo, e, embora Dona Maria ainda vá permanecer em acompanhamento, não haverá necessidade de complementá-lo com quimioterapia.
Nos últimos dois anos, milhares de exames de Raios-X de pacientes que deram entrada na urgência do Hospital Unimed Caruaru foram armazenados no banco de dados da IA e analisados em busca de nódulos suspeitos.
Só neste primeiro semestre de 2024 o centro de imagem realizou mais de 7.400 exames por mês. Destes, quase 3 mil são de Raios-X analisados com o suporte da IA. Com base nos dados do HUC, foram realizados 757 exames de Ressonância Magnética, 1.093 de Tomografia, 2.579 de Ultrassom e, liderando, 2.974 de Raio-X. Em 2023, a média mensal foi de 6.700. Sendo 2.958 de Raios-X, 2.145 de Ultrassons, 923 Tomografias e 700 Ressonâncias Magnéticas.
Sobre a Inteligência Artificial Utilizada:
De acordo com a Healthtech Viziomed, através da IA, exames de imagem são armazenados no PACS- Picture Archiving and Communication System, que em português significa, sistema de comunicação e arquivamento de imagem. O BOT (robô) da plataforma as recolhe, oculta as informações do paciente antes de enviar para a apreciação (respeitando a LGPD- Lei Geral de Proteção de Dados). A Inteligência Artificial faz a análise, gera o relatório e retorna as informações para o BOT. Ele as encaminha de volta para o PACS com o pré-laudo automático do paciente.
A IA também envia ao médico responsável um alerta via e-mail e Telegram sobre diagnósticos de urgência, para que, dessa forma, o atendimento seja realizado com celeridade. Automaticamente, o paciente de urgência também vai para o topo da lista de prioridade no PACS, facilitando o acesso de diagnóstico por toda equipe médica.
E todo esse processo acontece em milésimos de segundos, pois se trata de uma das soluções inteligentes mais respeitadas do mundo, de acordo com Daniel Moraes Júnior- Gerente de Tecnologia da Informação da Unimed Caruaru, que está sempre atento aos avanços da tecnologia para que o HUC possa tornar-se cada vez mais um Hospital integrado com as melhores práticas globais do setor.
“Pioneirismo e Vanguarda, eu diria que são duas das principais características que marcam a Unimed Caruaru. A Inteligência Artificial aplicada a exames de Raio-X durante a pandemia Covid-19 e ampliada para o auxílio ao diagnóstico precoce de Câncer de Pulmão e outros achados, qualifica a Unimed Caruaru através de duas de suas unidades de rede própria de serviços, o Hospital Unimed Caruaru e a Unidade de Oncologia, com um trabalho pioneiro de programa de navegação do paciente oncológico, desde o achado precoce com inteligência artificial nos exames de imagem até o tratamento”, comemora o gerente.
Ainda segundo Moraes, “a Unimed Caruaru investe em tecnologia, reafirmando seu compromisso em ser referência com sua rede própria de serviços, totalmente digital, avançada na adoção de ferramentas informatizadas, utilizando a tecnologia da informação para ganhar eficiência operacional, melhor qualidade assistencial e trazendo maior segurança para o paciente”, garante.
Ciente do passo dado ao abraçar a tecnologia, a direção da cooperativa vislumbra que o Hospital Unimed Caruaru caminha para se tornar cada vez mais digital, como projeta a Dra. Roberta Trigueiro- Diretora de Recursos Próprios:
“Através da adoção de ferramentas informatizadas, a Unimed Caruaru ganha eficiência operacional, melhora a qualidade assistencial e garante maior segurança do paciente. Inovação e tecnologia de ponta proporcionam aos beneficiários e aos médicos cooperados, soluções que integram prevenção e cuidado coordenado em todos os níveis de assistência para os nossos clientes”, comemora a diretora.
De olho no futuro, além do Projeto Pulmão, a Unimed Caruaru pretende implantar, em breve, a Inteligência Artificial também para rastreamento de câncer de mama através da mamografia.
“É o futuro se transformando em realidade e interferindo na história natural das doenças, criando uma nova expectativa de vida para os pacientes e familiares, que a cada dia terão mais oportunidades contra o flagelo de doenças outrora cem por cento mortais como o câncer de pulmão”, comemora o presidente da Unimed Caruaru, Dr. Pedro Melo.
Área do Colaborador