‘Somos bons e precisamos nos unir’, diz médico em Encontro com os Cooperados da Unimed Cascavel

        20 de setembro, 2019

A terceira edição de 2019 do Encontro com os Cooperados da Unimed Cascavel mostrou que esse tem sido mais do que um espaço para a cooperativa trazer assuntos de interesse. O Encontro também é um momento para os próprios médicos se manifestarem acerca de causas importantes para a saúde da singular.

Na noite de quarta-feira (17), o psiquiatra Lúcio Araripe usou a palavra para sensibilizar os demais cooperados sobre a força única que o Sistema Unimed representa para a classe médica, mesmo diante de qualquer aproximação de planos de saúde encarados como concorrência. “Precisamos criar em nós, médicos e médicas, a certeza de que não existe um modelo mais seguro de trabalho do que a Unimed. O Sistema Unimed é a única forma de podermos exercer a Medicina com dignidade, pois aqui somos nós quem debatemos entre nós os valores das consultas, das remunerações, dos investimentos. Ou seja, aqui nós somos os nossos próprios patrões. Em qualquer outro modelo, os médicos ficam à mercê de decisões de pessoas que vivem de ‘negócio’ e não da Medicina. É por isso que considero esses planos que vêm chegando como ‘gigantes com pés de barro’. Eles não têm a solidez e a segurança da Unimed. Tenho certeza disso e é por isso que não temo a concorrência. Precisamos valorizar a Medicina que praticamos. Se nós não fizermos isso, não é um empresário quem fará”, resumiu Araripe.

Em todas edições do Encontro os cooperados também têm sido sensibilizados quanto à importância da Rede de Cuidados Continuados (RCC), modelo de Medicina que está sendo implantado na Unimed Cascavel e que é focado nos Cuidados Paliativos de pacientes crônicos vítimas de doenças ameaçadoras à vida. “A RCC é um grande projeto que a Unimed Cascavel está implantando com a ajuda do grupo Asas, de São Paulo, na preparação de uma equipe multidisciplinar para cuidar desses pacientes crônicos, com sequelas ou em estado terminal, com a intenção de dar a essas pessoas uma qualidade de vida melhor, por meio de uma rede de cuidado humanizado. A RCC é um assunto de interesse da Unimed. Por isso, esse tema é trazido para a pauta do Encontro com os Cooperados., bem como é importante também discutirmos o nosso mercado atual e a aproximação da concorrência.” – Danilo Galletto, diretor-presidente da Unimed Cascavel.

Ainda em agosto, o médico paliativista Douglas Crispim, do grupo Asas, trouxe para o Encontro o exemplo da recém-inaugurada Rede de Cuidados Continuados de Cuiabá (MT), que é considerada um modelo em franca ascensão. “A RCC é uma tendência mundial irreversível, para todas as especialidades da Medicina. Queremos trazer as novidades da integração desses cuidados com as especialidades, mostrando os benefícios que os cooperados têm de acompanhar um paciente em conjunto com a rede”, explicou Crispim.

Rede de Cuidados Continuados

A Rede de Cuidados Continuados está prestes a ser colocada em prática pela Unimed Cascavel. Desde abril de 2019, médicos cooperados e outros profissionais da saúde já participaram de seis módulos do curso de capacitação, previsto para terminar no início do ano que vem, estimulando de forma ampla os cuidados paliativos de pacientes incuráveis.

A RCC será implantada de forma piloto em novembro. Depois disso, entrará em pleno funcionamento no primeiro semestre de 2020, trazendo uma nova era de cuidados que são a marca da Unimed.

Cooperativismo. Esse é o plano.