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Na língua portuguesa, o significado do verbo “abraçar” tem relação com carinho, proteção e acolhimento. Na Unimed Cascavel, o verbo batiza o Projeto Abraçar desenvolvido desde junho de 2019 entre crianças e jovens diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre os dias 13 e 14 de janeiro, a cooperativa recebeu a visita de uma das maiores autoridades brasileiras no assunto, Ricardo Martone, que também é supervisor e consultor do projeto da Unimed Cascavel. Nos dois dias de visita, o supervisor avaliou as crianças, participou de reuniões e treinamentos com a equipe da Unimed e se encontrou com neuropediatras, bem como com pais e mães de autistas do projeto. “A visita do Ricardo foi muito esclarecedora, pois nos dá mais segurança para apontar se o nosso empenho está nos levando para onde queremos chegar e se estamos conduzindo essas crianças para o caminho mais adequado”, conta a psicóloga Emily Peixoto Barbosa, da Unimed Cascavel.
O consultor avaliou bem o serviço oferecido pela cooperativa: “As profissionais estão muito bem engajadas. Tenho me surpreendido positivamente. O espaço está ótimo, está tudo muito bem estruturado. Tudo aqui foi pensado com muito cuidado, tanto do ponto de vista arquitetônico quanto da implementação do mobiliário. O que foi feito aqui reflete muito a estrutura necessária para que o trabalho seja feito com qualidade e com cuidado, dentro da Análise do Comportamento”, elogiou o supervisor.
O Jeito de Cuidar Unimed também faz parte dessa iniciativa, tanto que toda a família dos pequenos pacientes se sente abraçada. É o caso da Aline Ferrari Moreira, mãe do João. O menino tem cinco anos de idade e participa do projeto há cinco meses. “O ‘Abraçar’ foi a nossa salvação. Estávamos morando no Rio Grande do Sul e viemos de volta para o Paraná em agosto de 2019. Viemos com a nossa mudança, com coragem e contando com a segurança da Unimed. Desde então, percebemos o desenvolvimento comportamental e cognitivo do João.” A mãe do menino passou a ficar tão segura com o acolhimento do filho que pode retornar às atividades que tinha se obrigado a deixar de lado. “A equipe do projeto tem sido nosso porto seguro. Eu pude voltar a trabalhar com a segurança que o projeto me deu. Hoje a gente tem tranquilidade para viver porque a gente sabe que ele está sendo bem atendido.”
O projeto
Atualmente, o Abraçar atende 12 crianças, a maioria entre três e quatro anos de idade. Elas ficam duas horas por dia, de segunda à sexta-feira, na estrutura do Centro de Atenção à Saúde (CAS), onde seis profissionais graduadas e especializadas avaliam, aplicam atividades de acordo com o desenvolvimento de cada paciente e monitoram os resultados.
A equipe multiprofissional é formada por:
“Cada criança tem o seu tempo, mas todas as que estamos atendendo já evoluíram. Algumas começaram a falar, interagir, identificar figuras, apontar e solicitar coisas... São atos que antes elas não faziam. Ver a criança conseguindo se fazer entender é muito bom. Isso nos faz perceber que estamos no caminho certo”, comemora a fisioterapeuta Fernanda Guerra, que é a supervisora do Abraçar dentro da Unimed Cascavel. “A sensação é que você é pode até ser uma gotinha no oceano da criança, mas que fez parte do despertar para o desenvolvimento e para qualidade de vida dela”, finaliza a psicóloga Emily Peixoto Barbosa.
“A resposta tão positiva dada pelo supervisor do projeto é uma segurança não só para a equipe do projeto Abraçar. Pais e mães que confiam seus filhos aos cuidados da Unimed Cascavel podem ter a certeza de que o autismo pode ser tratado com conhecimento, profissionalismo, carinho e empatia, características essas que fazem parte do Jeito de Cuidar Unimed. O caminho de excelentes resultados trilhado nestes primeiros meses será ampliado em 2020, com a inauguração do novo CAS, com uma estrutura ainda maior e melhor para atender mais crianças e jovens diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista. Isso é um compromisso da cooperativa com os nosso beneficiários.” – Danilo Galletto, diretor-presidente da Unimed Cascavel.
Cuidar de você. Esse é o plano.
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