Câncer de próstata: Entenda o mês de prevenção

        06 de novembro, 2020


 

Novembro é o mês do cuidado masculino. O laço azul representa a conscientização e prevenção do câncer de próstata.  Trata-se do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. São mais de 15.500 mortes todos os anos.

Saiba mais sobre esse problema de saúde e, principalmente, como preveni-lo. Confira!

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula presente no homem e que se localiza na parte mais baixa do abdome. É um órgão bem pequeno com formato de maçã que fica na porção final do intestino grosso.

A principal função da próstata é produzir parte do sêmen que é o líquido que contém os espermatozoides.

Assim, o câncer de próstata trata-se de um tumor maligno que se desenvolve nesse órgão e precisa de tratamento e cuidados como qualquer outro em algumas circunstâncias. O melhor é focar na prevenção, pois é um tipo de câncer que aparece com maior frequência em pessoas idosas, prejudicando a qualidade de vida do paciente nessa fase da vida.

Quais os principais fatores de risco?

A idade é um dos fatores mais importantes, já que as chances de desenvolver o câncer são maiores em homens acima dos 50 anos. Para aqueles que têm pai ou irmão que tiveram o câncer antes dos 60, as chances também aumentam.

Existem alguns fatores que são modificáveis como excesso de gordura corporal (algo que pode ser controlado). Há também outro fator que são as exposições a aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, fuligem e outras toxinas do tipo.

Como prevenir o câncer de próstata?

Primeiro, a mudança dos hábitos de vida para hábitos mais saudáveis é fundamental. Por exemplo, ter uma dieta mais saudável compatível com a idade e também a prática de exercícios físicos. Isso também vai ajudar na prevenção de outro fator de risco que é o acúmulo de gordura e a obesidade

Mas a melhor forma de prevenção é fazer exames preventivos, ou seja, check-ups gerais com uma frequência mínima. Assim, a principal indicação é que os homens acima de 50 anos realizem o exame de sangue PSA. Ele tem como principal função medir a dosagem do antígeno prostático específico.

Se houver algum tipo de alteração no PSA, há a indicação do exame de toque retal, um dos mais temidos pelos homens por uma questão cultural machista. Mas, é claro, a saúde é muito mais importante do que o preconceito.

É importante saber que o exame de toque retal é bem rápido, durando, no máximo, apenas 15 segundos e é completamente indolor. 

O exame que vai, de fato, fechar o diagnóstico é a biópsia, ou seja, a coleta e análise laboratorial de uma parte do tumor encontrado. O exame vai identificar se é um tumor benigno ou maligno e assim começar o tratamento o mais rápido possível.

Vá ao médico e faça os exames que forem pedidos. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor será o prognóstico e a sua qualidade de vida em uma das melhores fases dela.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e incentive mais homens a prevenir o câncer de próstata!

Cuidar de você. Esse é o plano.